Petterson Prado lança frente parlamentar pela regulamentação do crédito educativo paulista

Lei 9.153, que instituiu o benefício, completa seis anos sem sair do papel
17/05/2001 17:05

Compartilhar:


O deputado estadual Petterson Prado (PPS) lançou na terça-feira, 15/5, em pronunciamento da tribuna da Assembléia Legislativa de São Paulo, a Frente Parlamentar pela Regulamentação da Lei 9.153, promulgada pelo governo do Estado em 15 de maio de 1995. A lei autoriza o Executivo a criar linha especial de financiamento de cursos a estudantes universitários e de ensino técnico, mas continua sem sair do papel seis anos após sua promulgação. Petterson leu manifesto em defesa da regulamentação da lei e pediu o empenho dos demais parlamentares no apoio à frente.

A proposta já conta com as assinaturas de 40 dos 94 deputados - entre eles, o presidente da Assembléia Legislativa, Walter Feldman (PSDB) -, representando praticamente todos os partidos na Casa. Segundo Petterson, novas adesões deverão ser formalizadas até o final da semana.

O movimento será divulgado em universidades, escolas técnicas, diretórios acadêmicos e entidades estudantis, entre outros locais, com o objetivo de mobilizar os estudantes para pressionar o governador Geraldo Alckmin (PSDB) a regulamentar a lei. "Tenho acompanhado a angústia e a frustração de centenas de jovens que não podem mais custear seus estudos, e de outros tantos que querem ingressar no ensino superior ou técnico profissionalizante, mas estão impossibilitados financeiramente para isto", explica Petterson. "Temos que nos mobilizar até sensibilizar o governador. Não podemos deixar milhares de jovens sem esperanças de cursar uma universidade por falta de financiamento", justifica.

Petterson tem procurado levar o assunto a representantes de entidades como a União dos Estudantes do Estado (UEE) e à União Nacional dos Estudantes (UNE), além da Juventude Popular Socialista (JPS). "Precisamos do apoio de todos. Quanto mais estudantes participarem, mais força vamos ter", avalia o deputado.

A Lei 9.153 visa possibilitar o financiamento de cursos a estudantes comprovadamente carentes por meio de crédito educativo concedido por instituições financeiras do Estado.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Petterson Prado - 3886-6534/3884-2175)

alesp