Presidente da Armênia visita a Assembléia

(com fotos)
08/05/2002 14:28

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

O presidente da Armênia, Robert Kocharyan, visitou o Legislativo paulista na manhã desta quarta-feira, 8/5.

Após a execução dos hinos nacionais da Armênia e do Brasil, pela Banda da Polícia Militar, Kocharyan foi recepcionado pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Walter Feldman, que salientou a importância da comunidade armênia no conjunto das comunidades estrangeiras que habitam o Estado. "A comunidade armênia em São Paulo é muito expressiva econômica, política e culturalmente", falou Feldman, informando que todos os anos a Assembléia realiza sessão solene para lembrar a luta do povo armênio e homenagear sua história.

"Temos muito o que aprender com o Brasil", ponderou o presidente armênio, referindo-se à convivência pacífica entre as diversas raças que habitam o Estado. E acrescentou: "Precisamos trazer os dirigentes do mundo a este país para que percebam como todas as raças vivem bem aqui."

Durante o encontro, o deputado Edson Aparecido (PSDB) entregou ao presidente da Armênia moção de sua autoria, aprovada pelo plenário da Casa, na qual faz apelo ao presidente da República para que reconheça oficialmente o genocídio de armênios cometido pelos turcos em 1915.

Kocharyan presenteou a Assembléia com uma obra de arte que vai integrar o Memorial do Conselho Estadual Parlamentar de Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras (Conscre). A tela, intitulada Yerevan Antigo, datada de 1959, cujo autor é Hovnan Sevoyan, reproduz uma paisagem da antiga capital da Armênia, Yerevan.

Imigração armênia

A primeira imigração da comunidade armênia ao Brasil remonta a meados da década de 1880. Grande parte dos recém-chegados dedicou-se à fabricação de calçados e ao comércio em geral. Atualmente, os membros da comunidade armênia trabalham nos diversos campos da vida cotidiana paulista, principalmente como profissionais liberais.

A população atual da comunidade no Estado de São Paulo está estimada em 80 mil, a maioria naturalizados brasileiros, vivendo principalmente nas imediações do bairro da Luz (junto à estação Armênia do Metrô), onde estão localizadas as três principais igrejas armênias (Apostólica, Católica e Evangélica).

alesp