Deputado afirma que PT não transige com corrupção


15/06/2005 12:15

Compartilhar:


"O PT não transige com corrupção. Tem que apurar doa a quem doer. A ética na prática política e a moralidade no trato da coisa pública são bandeiras das quais não abrimos mão." A declaração do deputado Fausto Figueira (PT), 1º secretário da Assembléia Legislativa, foi feita a respeito da onda de denúncias de corrupção na Câmara Federal, em defesa da ação do governo Lula para a apuração dos fatos.

"É preciso ficar claro que jamais um governo foi tão rigoroso com a corrupção como o de Lula. Essa disposição ficou evidente para a sociedade brasileira no momento em que o jurista Márcio Tomás Bastos foi indicado para o Ministério da Justiça. Assim como o presidente Lula, o ministro construiu a sua história na luta pela democracia, pela transparência e pela Justiça. Sua atuação vem sendo elogiada por todos, até mesmo pela oposição. De 2003 até agora, sob o seu comando, a Polícia Federal fez 66 operações anti-corrupção, que resultaram em 1.219 prisões, sendo que, dessas, 287 foram de servidores públicos, entre eles 49 policiais federais. Não há paralelo em outros governos de ações com tal envergadura", afirmou Figueira.

O deputado também fez um alerta: "O povo brasileiro não pode se deixar enganar por políticos desonestos, que têm interesse em manchar a reputação dos homens de bem, a fim de fazer crer que todos são iguais a eles em sua desonestidade. A corrupção tem raízes na sociedade e suas ramificações estão em todas as instituições nacionais. É preciso combatê-la sem trégua, em defesa do interesse público e da própria democracia."



Em defesa do PT

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores vai realizar na próxima sexta-feira, 17/6, ato em defesa do PT e da democracia, às 19 horas, na Casa de Portugal, à avenida Liberdade, 602, em São Paulo. Por meio de circular, o secretário Nacional de Organização, Gleber Naime, faz o convite e pede a mobilização de lideranças e militantes para a atividade.

"Não podemos permitir que os 25 anos de história do PT, de lutas pela democracia, liberdade, direitos sociais e cidadania e todas as ações que empreendemos pela moralização da vida pública e contra a corrupção, sejam desvalorizadas por denúncias inverossímeis e infundadas", diz o documento, que ainda incentiva a realização de iniciativas como esta em outras cidades e estados.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp