Deputado questiona prevenção de crimes organizados pela internet


15/09/2011 15:45

Compartilhar:


A morte de um jovem punk em briga com skinheads no dia 3/9, na zona oeste da capital, levou o 1º secretário da Assembleia, Rui Falcão (PT), a questionar o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, quanto à atuação da Delegacia de Delitos Cometidos por Meios Eletrônicos.

Por meio de requerimento de informação encaminhado nesta quinta-feira, 15/9, Falcão indaga se a delegacia realiza acompanhamento dos sites de relacionamento e redes sociais, como Orkut e Facebook, visando identificar práticas criminosas, como confronto de torcidas organizadas e grupos rivais como punks e skinheads. "A sociedade paulista foi mais uma vez alertada com a morte de um jovem ocorrida por meio de ataque de uma gangue de skinheads. Este crime poderia ser evitado por meio de simples monitoramento da internet, especialmente quanto às redes sociais", justifica o 1º secretário.

Além de pedir informações acerca dos trabalhos desenvolvidos, Rui Falcão indaga quantos funcionários, entre delegados, investigadores e analistas de sistemas, atuam na delegacia; qual a formação da equipe técnica e quantos computadores estão ligadas à internet. Pergunta também se existe integração com outras delegacias e com a Polícia Militar para prevenir a prática de delitos apurados por meio da internet. Por fim, questiona se existem estatísticas sobre a identificação e solução dos delitos cometidos. "É de fato notório a utilização das redes sociais como meio de prática de crimes. O rastro deixado no caminho do cometimento do delito permite que a persecução penal do Estado tenha início e obtenha uma solução adequada na pacificação social", conclui Falcão.



rfalcao@al.sp.gov.br

alesp