Da Tribuna


05/03/2012 19:50

Compartilhar:


PEC 300



Para Olimpio Gomes (PDT), os parlamentares da Casa devem utilizar a TV Alesp para dar apoio à luta e à mobilização da polícia pela votação da PEC 300, que estabelece piso nacional para a categoria. O deputado falou que as greves das polícias no Rio de Janeiro e na Bahia deram força aos governos estadual e federal na tentativa de enterrar a Proposta de Emenda à Constituição. "Os policiais merecem que a PEC 300 seja aprovada", finalizou. (GN)



Saúde nacional



Carlos Giannazi (PSOL) comentou a Campanha da Fraternidade de 2012, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aborda a situação da saúde no país. "A CNBB está tratando de um tema muito importante, pois a saúde no Brasil está um verdadeiro caos". Segundo o deputado, a União fez um corte de R$ 5 bilhões no setor, o que também prejudica os profissionais, que sofrem com o arrocho salarial. (GN)



Uma vida melhor



Jooji Hato (PMDB) falou que sonha em ver a cidade com boa qualidade de vida. Nesse novo contexto haveria direito de ir e vir sem ser molestado, leitos hospitalares adequados e suficientes para a população, ninguém precisaria de armas e não haveria assaltos, nem adolescentes sendo assassinados. (GN)



Nova legislação



Olimpio Gomes (PDT) falou da mudança na legislação que permite a traficantes a opção pela pena de prestação de serviço comunitário em escolas. Para Gomes, a mudança na lei deixa a população desesperançosa em relação à punição a criminosos. (GN)



Educação à deriva



Carlos Giannazi (PSOL) defendeu o respeito ao piso salarial nacional para os professores, já que, segundo ele, 11 Estados desrespeitam essa iniciativa. "O valor fixado é de R$ 1.451, muito baixo, e mesmo assim há Estados que não o respeitam", disse. O parlamentar informou que acontecerão manifestações nos dias 14, 15 e 16 deste mês para reivindicar o respeito ao piso salarial nacional e à jornada dos professores. "A educação está à deriva. O nosso Estado paga os piores salários e oferece condições ruins nas escolas", declarou. (DA)



Violência



Jooji Hato (PMDB) falou sobre uma pesquisa realizada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de acordo com o qual a cada 100 latrocínios, 97 foram cometidos por homens, a maioria com idade entre 18 e 25 anos. "Sou médico e minha função é prolongar a vida, mas de que adianta estar em um dos melhores hospitais do mundo quando o ferimento é causado por um tiro?", questionou. O deputado analisou que é preciso retirar armas ilegais das ruas e defendeu a criação de leis com a intenção de diminuir os índices de violência. (DA)



Polícia



"Era um policial exemplar e estava aposentado há três anos. Muitas vezes, mesmo sem reação, pelo simples fato de os marginais identificarem tratar-se de um policial, a sentença de morte está assinada", disse Olimpio Gomes (PDT). O deputado referia-se à morte, no sábado, dia 3/3, do sargento reformado Brumer. O parlamentar falou, também, sobre a eleição do 12º Distrito Policial (Pari), localizado na região central de São Paulo, como o melhor distrito policial do país. Foram avaliadas 63 delegacias no Brasil durante a 5ª Semana de Visitas a Delegacias, um projeto internacional realizado em 22 países. (DA)



Segurança pública



Carlos Giannazi (PSOL) pediu o cumprimento da Lei Complementar 1.151/2011, que trata da valorização salarial dos servidores da segurança pública e dispõe sobre a reestruturação das carreiras de policiais civis. Segundo o parlamentar, o artigo 26 da lei estabelece a formação de um grupo de trabalho, integrado por representantes dos poderes Executivo e Legislativo, com a finalidade de avaliar as possibilidades de valorização das carreiras de Investigador de Polícia e Escrivão de Polícia, o que não está sendo cumprido. (DA)

alesp