Polícia de Ourinhos vai ganhar sistema informatizado para identificar criminosos

Software nos moldes do utilizado pelo FBI foi apresentado pelo deputado Claury
15/05/2002 16:16

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

As polícias Civil e Militar de Ourinhos e região estão prestes a contar com um grande aliado no combate à criminalidade. Na próxima segunda-feira, 20/5, na Delegacia de Investigações Gerais (DIG), será lançado oficialmente o Sistema de Identificação Digital (SID). "A tecnologia pode e deve ser uma grande parceira no combate à violência", declarou o deputado Claury Alves da Silva (PTB). O programa foi desenvolvido nos moldes do software de identificação de criminosos usado pela polícia especial norte-americana (FBI).

Através de um banco de dados, alimentado a cada nova ocorrência, o sistema possibilita o reconhecimento de criminosos por meio de retratos falados, apelidos, tatuagens ou qualquer tipo de descrição feita pela vítima ou por testemunhas.

O SID poderá ser aplicado desde um simples assalto na rua, quando a vítima descreve alguns aspectos físicos do assaltante, até um caso de seqüestro, quando o seqüestrado em geral tem contato maior com os criminosos e pode fornecer mais subsídios para a polícia, inclusive tiques e modus operandi. O sistema substitui os antigos álbuns de identificação, que são de difícil atualização e manuseio.

Na prática

Se o criminoso possui uma tatuagem em determinada parte do corpo, em segundos o SID apresenta todas as pessoas cadastradas - que já tiveram passagem pela Polícia - com tatuagem naquele local. Na medida em que houver maior detalhamento, como por exemplo, a especificação do desenho, o sistema filtra somente aqueles com tatuagem naquela parte do corpo e com a estampa da figura determinada.

Para o delegado seccional, Luís Fernando Quinteiro de Souza, com o SID as polícias terão seus serviços dinamizados, seja no reconhecimento de criminosos com maior precisão, seja nas buscas mais seguras e rápidas. Quinteiro informou que o programa já conta com o cadastro de mais de dez mil criminosos das seccionais de Ourinhos e Assis, inclusive os presidiários lotados nas cadeias da região.

Parceria

A instalação do programa foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ourinhos e a Delegacia Seccional. O município forneceu um microcomputador completo de última geração e uma câmera fotográfica digital. A delegacia seccional disponibilizou uma sala para a instalação do SID e funcionários que vão realizar a atualização diária do sistema.

Depois de entrar em funcionamento, o deputado Claury vai apresentar o sistema ao secretário de Estado de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho. Para o deputado, o ideal seria que todas as delegacias seccionais do Estado tivessem esse sistema integrado em rede, possibilitando o intercâmbio de cadastros.

Segundo o prefeito Claudemir, outras cidades tomaram conhecimento do programa, mas não viabilizaram a parceria. "Ourinhos será a primeira cidade do Estado, talvez do país, a implantar o projeto", disse o prefeito.

alesp