Farmácias de Franca começaram a receber queixas sobre medicamentos


04/03/2005 17:59

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Roberto Engler

Há uma semana, 43 farmácias localizadas no Estado de São Paulo, sendo duas delas em Franca começaram a receber queixas e informações da população sobre possíveis reações adversas e desvios de qualidade de medicamentos. Trata-se de uma parceria entre Secretaria de Estado da Saúde (por intermédio do Centro de Vigilância Sanitária), Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. O projeto, chamado Farmácias Notificadoras, tem o objetivo de aumentar e melhorar a qualidade de informações.

"É uma iniciativa de extrema importância para pesquisar reações adversas, corrigir desvios de qualidade e bulas e reconhecer o uso indevido de medicamentos", afirmou Marcos Mendes, coordenador de Farmacovigilância do Centro de Vigilância Sanitária Estadual.

São Paulo é pioneiro neste projeto por contemplar diferentes realidades e ser o Estado com maior número de estabelecimentos farmacêuticos no país (são cerca de 14 mil). Passados os seis meses iniciais do projeto, que concluiu a capacitação dos farmacêuticos no dia 20 de fevereiro, ele será consolidado e colocado em prática em outros estados brasileiros.

As farmácias com o selo "Farmácia Notificadora" foram definidas pelos seguintes critérios: obrigatoriedade da presença de farmacêuticos durante todo horário em que estão funcionando, adequação à legislação sanitária nas esferas federal e estadual e falta de pendências junto ao CRF-SP.

Em Franca, as farmácias credenciadas são a Pharma & Cia, em seus dois endereços de funcionamento: o da Avenida Ministro Rui Barbosa, nº 2089, e o da Vila Imperador, à Rua Irenio Grecco, nº 3727.

Para o deputado Roberto Engler (PSDB), esse é mais um projeto pioneiro do Governo do Estado que chega a Franca, para melhorar o atendimento de uma importante faixa da população, que merece atenção devido à necessidade do uso de produtos medicinais de qualidade.

rengler@al.sp.gov.br

alesp