Da Tribuna


22/04/2009 21:53

Compartilhar:


Catarata



Milton Flávio (PSDB) falou da situação crítica da saúde oftalmológica no país devido à suspensão do programa de mutirão contra a catarata, implantado pelo ex-ministro José Serra. De acordo com o deputado, houve uma redução de 23% no número de cirurgias que, só no ano de 2008, fez com que 146 mil casos de cegueira deixassem de ser evitados. Flávio atribuiu esse aumento à irresponsabilidade do presidente Lula e do PT, além de afirmar a existência de um desrespeito por parte do governo federal com a população mais carente. Segundo ele, "nunca se fez tanto para aumentar a cegueira no país". (NS)



Expulsão



Carlos Giannazi (PSOL) lamentou o "duro golpe" que sofreu ao ser excluído da Comissão de Educação e ressaltou a sua constante atuação em defesa do magistério público e dos demais servidores. Segundo ele, a exclusão foi um pedido do governo executado pela base governista da Casa que, de acordo com ele, não tolera mandatos independentes e críticos como o seu. Para Giannazi, o fato de o PSOL ter lançado uma candidatura independente para a presidência da Casa foi um dos motivos que impulsionaram a exclusão. De acordo com ele, o fato reafirma cada vez mais o caráter antidemocrático da Casa. (NS)



Hospital Nardini



Donisete Braga (PT) falou da vistoria ao Hospital Nardini, em Mauá, feita por ele juntamente com os deputados Vanderlei Siraque e José Candido. De acordo com Braga, está sendo agendada audiência com o novo secretário da Saúde, Eduardo Jorge, para saber qual inciativa será tomada pelo governo que, segundo ele, deveria apresentar mais sensibilidade com relação à situação do hospital. Braga sugeriu aos 94 deputados da Casa que cobrem uma iniciativa por parte do governo Serra. (NS)



Nova vara



José Bittencourt (PDT) fez um apelo ao presidente do Tribunal de Justiça, Roberto Vallim Bellocchi, para que sejam tomadas as medidas necessárias para a criação de uma nova vara na comarca do município de Morro Agudo. Segundo o deputado, a criação da nova vara é necessária para uma maior assistência à população, já que a situação em que se encontra a tramitação dos processos na única vara da região é caótica. De acordo com ele, são quase 13 mil processos em andamento em um município com cerca de 30 mil habitantes. (NS)



Exclusão e morte de policial



Lamentando a exclusão de Carlos Giannazi como membro da Comissão de Educação, Olimpio Gomes (PV) se solidarizou ao deputado afirmando sua condição de parlamentar presente e atuante. Gomes disse que, sem a presença de Giannazi, a comissão não mais vai enxergar os erros e afirmou que quem perde com a exclusão é o Legislativo. Para o deputado, o mandato de Giannazi intimida. Gomes lamentou ainda a morte do policial civil Cardoso que, segundo ele, é mais um que morre em defesa da sociedade. (NS)



Amianto e tai chi chuan



Marcos Martins (PT) fez referência à decisão tomada pelo STF de confirmar e manter a lei que proíbe o uso de amianto no âmbito do Estado de São Paulo, defendendo a saúde pública e o meio ambiente. O deputado falou ainda da aprovação do Dia Estadual do Tai Chi Chuan que, segundo ele, é um importante exercício físico que permite aumentar a longevidade das pessoas. (NS)



Sequestro relâmpago



Edson Ferrarini (PTB) elogiou a lei sancionada pelo presidente Lula que tipifica o sequestro relâmpago como crime no Código Penal. "O sequestro relâmpago vai ter pena que pode chegar a 30 anos, o mesmo status de um crime hediondo", afirmou. Segundo ele, a partir de agora, esse tipo de crime terá pena de 6 a 12 anos, que pode chegar a 24 anos se resultar em lesão corporal, e a 30 anos, em caso de morte. Até então, o sequestro relâmpago não era considerado crime no Brasil, sem pena específica para quem o cometesse. "Finalmente o projeto foi sancionado e agora está inserido no artigo 158 do Código Penal", completou. (MC)



Embrapa em Presidente Prudente



Ed Thomas (PSB) falou sobre a instalação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Presidente Prudente. "Fizemos um grande trabalho solicitando ao governo federal que a Secretaria de Agricultura e a Embrapa levassem desenvolvimento às terras da região oeste paulista", falou. Para Thomas, essa região precisa produzir mais alimentos, já que possui extensão de terra para isso. "O melhor solo para plantio de cítricos está na região oeste", disse. Segundo ele, a chegada da Embrapa é muito importante para que o agricultor tenha acompanhamento técnico no manejo da terra. (MC)



Investimentos na área rural



Para Otoniel Lima (PTB), o interior do Estado necessita de investimentos na área rural. O parlamentar falou sobre a segunda edição da Rural Fest, ocorrida no último final de semana em Limeira, que reuniu pessoas ligadas à área rural para debater projetos. O deputado disse que o interior do Estado precisa de ajuda do governo. Lima pretende solicitar audiência pública com o secretário da Agricultura e Abastecimento para tratar dessa questão. O deputado comentou ainda o uso abusivo de passagens aéreas pelos deputados federais. "Nós, deputados estaduais, não temos cotas de passagem e não temos nada a ver com isso", avisou. (MC)



PAC



Milton Flávio (PSDB) falou sobre a incapacidade do governo federal em tirar o PAC do papel. "É um assunto que nos preocupa nesse momento de crise e seria importante que o projeto estivesse em desenvolvimento", falou. Ao comentar matéria do jornal O Estado de S. Paulo, ele mostrou que, nos dois primeiros anos do PAC, o governo gastou apenas 28% do orçamento destinado ao programa. "Eu gostaria que o PT viesse explicar por que até o último dia 31/3 foi gasto 4% do orçamento previsto para o PAC em 2009." Flávio disse também reconhecer que Carlos Giannazi é um deputado presente na área da educação, mas lembrou que igualmente, ele Flávio, não conseguiu integrar a Comissão de Saúde. (MC)



É inveja



Segundo Vanderlei Siraque (PT), o PSDB está é morrendo de inveja dos elogios do novo presidente americano Barack Obama ao presidente Lula. Siraque acha que o governo federal vai muito bem e que se o PAC, às vezes, não anda em alguns lugares, grande parte da responsabilidade é dos governos estaduais e municipais, que não conseguiram ainda fazer sua parte. O deputado acredita que o PSDB tem um projeto de poder que não contempla políticas públicas para nenhuma área estratégica, como segurança pública, educação ou obras. Para ele, gasta-se o dinheiro público para construir estradas que depois são entregues à privatização. (OT)



Dia Mundial da Terra



Não há nada a comemorar nesta dia 22/4, Dia Mundial do Planeta Terra, na opinião de José Candido (PT). O que se nota, diz o deputado, é que o planeta está deixando de respirar em razão dos desmatamentos, da poluição e do aquecimento, que já começa a elevar o nível dos oceanos. Candido leu um artigo de jornal alusivo à data, que conclui que somos inconsequentes ao lidar com o meio ambiente. "Graças à ação de grupos organizados, tenta-se dar início a uma sensibilização para as questões ambientais, mas o que se vê é que mesmo pequenas ações cotidianas não têm a adesão das pessoas. O que vai acontecer daqui a alguns anos aos nossos descendentes?" (OT)

alesp