Lançado em Guaratinguetá o Programa Produtor de Água


23/11/2010 16:15

Compartilhar:


O município de Guaratinguetá lançou, no dia 20/11, o Programa Produtor de Água, uma proposta inédita no Estado de São Paulo, cujo objetivo é remunerar o produtor rural por serviços ambientais prestados à sociedade.

O evento, realizado na sede da Fazenda da Esperança, foi prestigiado pelo deputado Afonso Lobato (PV), que prometeu apoiar a ampliação do programa em todo o Estado, para que possa ser adotado em outros municípios. "A ideia é muito positiva e justa, pois incentiva o produtor a se conscientizar sobre a importância de integrar a produção e a proteção ao meio ambiente", afirmou Lobato.

O programa vai remunerar o produtor que desenvolver ações de conservação da água e do solo, como a construção de terraços e bacias de infiltração, a readequação de estradas vicinais, a recuperação e proteção de nascentes, o reflorestamento de áreas de proteção permanente e reserva legal e o saneamento ambiental, entre outras.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Washington Agueda, o projeto terá duração de dez anos, com a meta de atingir todas as bacias hidrográficas do município.

"A primeira fase abrangerá a bacia do rio Guaratinguetá, responsável pelo abastecimento da cidade", explicou. O objetivo é chegar a 1,3 mil hectares de nascentes recuperadas; 1,5 mil hectares de solo conservados e capacitação de 50 agentes de difusão.

O programa será implantado em cinco fases: divulgação para a comunidade, adesão do produtor, mapeamento das propriedades, elaboração do projeto de planejamento integrado, assinatura do contrato entre prefeitura e produtor, vistorias e o pagamento " o primeiro previsto para 20/11/2011.

"É um longo trabalho, que certamente vai trazer benefícios para todas as partes, pois além de incentivar o produtor rural, vai trazer mais qualidade de vida para ele e para toda a comunidade, contribui para uma causa planetária, a questão da água", disse Lobato.



padreafonso@al.sp.gov.br

alesp