CCJ aprova a criação de cinco frentes parlamentares
Embora a pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa contivesse 167 itens, apenas 30 foram apreciados na reunião desta terça-feira, 29/11. Um curto-circuito interrompeu o sistema de microfones e amplificação. Considerando que todas as reuniões são gravadas e havendo impossibilidade do registro integral, o presidente da comissão, Cândido Vaccarezza (PT) julgou prudente encerrar a reunião e transferir a análise dos itens restantes da pauta para a reunião da próxima semana.
Antes do incidente, entretanto, foram requeridas vistas de 24 itens. Os projetos que tratavam de denominação de logradouros, inclusão de eventos em calendário turístico e declaração de utilidade pública foram votados englobadamente. São eles os Projetos de Lei 19, 24, 369, 370, 383, 399, 426, 479, 491, 506, 508, 518, 525, 554, 564, 566, 595, 597, 598, 646, 684, 712, 728, 729 e 731, todos de 2005, e aprovados integralmente.
Também foram votados e aprovados em bloco cinco projetos que criam frentes parlamentares: o PL 12/2004 cria a Frente Parlamentar Maçônica; o PL 26/2005 cria a Frente Parlamentar em Defesa do Correio Público; o PL 27/2005 cria a Frente Parlamentar de Apoio à Micro e Pequena Empresa; o PL 28/2005 cria a Frente Parlamentar em Apoio à Regulamentação e Utilização do Campus da USP; e o PL 30/2005 cria a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos de Pesquisa.
O PL 864/2003, de autoria do deputado José Caldini Crespo (PFL), que dispõe sobre o livre acesso dos vereadores aos órgãos e repartições públicas municipais, foi rejeitado. Embora tivesse parecer favorável do deputado Vinícius Camarinha (PSB), os deputados acompanharam o voto contrário do deputado Donisete Braga (PT), rejeitando a proposta.
Para Braga, já é prerrogativa constitucional o acesso de parlamentares aos órgãos públicos e não cabe ao Legislativo estadual legislar sobre o que a Lei Maior já dispôs detalhadamente. Os deputados Giba Marson (PV), Roberto Morais (PPS) e Conte Lopes (PTB) convenceram-se do argumento e votaram contra o parecer de Camarinha.
Notícias mais lidas
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Aposentados e pensionistas defendem restituição dos valores previdenciários descontados
- Língua geral paulista: antes do português, São Paulo tinha sua própria forma de comunicação
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Nota de pesar - Antonio Salim Curiati
- Deputado aciona MP contra exposição no MASP e pede apuração de possível ofensa religiosa
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações