Fome Zero inicia mobilização social na região de Sorocaba


18/06/2004 17:25

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

Iniciar a mobilização social para o Programa Fome Zero na região de Sorocaba. Este foi o objetivo de Ermínia Alonso e Lindamar Saba Silva, do TALHER (Equipe de Capacitação para a Educação Cidadã) do Programa Fome Zero, em visita à cidade na manhã de quinta-feira, 17/6. O TALHER, que prepara monitores para atuar no Fome Zero, faz parte da estrutura do programa e está ligado à Mobilização Social, coordenada por Frei Beto, assessor especial da Presidência da República.

As voluntárias reuniram-se no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba com representantes de entidades sociais de Sorocaba, da Secretaria de Promoção Social de Votorantim, sindicalistas e a representante da região no Consea - Conselho de Segurança Alimentar Federal, Mara Melo, de Araçoiaba da Serra.

Ermínia explicou que o TALHER atua junto às famílias assistidas pelo Fome Zero com o objetivo de desenvolver programas que garantam a inclusão social dessas pessoas. "O TALHER dá condições para que os voluntários conheçam melhor o programa (Fome Zero) e possam capacitar-se para atuar junto à sociedade. Serve também como um comitê de fiscalização direta dos programas que chegam aos municípios", completou.

Segundo Ermínia, o envolvimento da sociedade é essencial para o avanço do Programa. "Esta é a chance de mudarmos o conceito de assistência social existente no nosso país", afirmou. "As instituições têm direito a apresentar projetos para serem financiados com recursos do Fome Zero e nós estamos trabalhando para indicar os caminhos para as entidades", explicou a voluntária.

Lindamar, por sua vez, destacou a abrangência do Programa e de seus benefícios. Como exemplo, falou da diminuição da violência através dos programas do Fome Zero. "Hoje nós gastamos para nos proteger, mas não investimos para mudar essa situação e garantir a inclusão das pessoas que hoje vivem à margem da sociedade", defendeu.

As entidades presentes à reunião se organizarão para convocar representantes da região para participarem, nos próximos dias 14 e 15 de agosto, do Encontro Estadual de Capacitação do TALHER, que acontecerá no espaço do Projeto Oficina Boracea, em São Paulo. Após o encontro estadual, as voluntárias organizarão um encontro regional em Sorocaba. "Vamos trabalhar pra trazer o Frei Beto em Sorocaba", afirmou Ermínia. "Mas certamente será uma ótima ocasião para trazermos um curso de capacitação sobre como elaborar projetos para captação de recursos do Fome Zero", garantiu.

O deputado Hamilton Pereira (PT), que também participou da reunião com as voluntárias, demonstrou entusiasmo com a iniciativa. "O Fome Zero já tem materializadas experiências extremamente positivas em outros estados, a exemplo do que foi feito em Guaribas, no Piauí. E agora é chegado o momento de a sociedade paulista se envolver de forma integral para que as ações no nosso estado possam ser implementadas o mais rapidamente possível", complementou.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp