Comissão de representação realiza audiência pública para discutir causas do acidente do Metrô

Presidente do Metrô foi convidado, mas não confirmou presença
29/01/2007 18:11

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/metro__0095.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/metro_0050.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A comissão de representação constituída pela Assembléia Legislativa para acompanhar as investigações sobre o acidente na linha 4 " amarela do Metrô marcou para as 14h30 desta terça-feira, no plenário José Bonifácio, uma audiência pública para ouvir as explicações do presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Luiz Carlos Frayze David, que não confirmou presença.

Na última sexta-feira, 26/1, membros da comissão foram à sede da empresa, na rua Boa Vista, 175, centro de São Paulo, para solicitar documentos e contratos referentes à linha 4 " amarela. Fizeram parte da diligência os deputados Adriano Diogo (PT), João Caramez (PSDB), Jorge Caruso (PMDB), Orlando Morando (PSDB), Roberto Morais (PPS) e Simão Pedro (PT), além dos coordenadores da comissão de representação, os presidentes da Comissão de Serviços e Obras Públicas, Sebastião Arcanjo (PT), e da Comissão de Transportes e Comunicações, Valdomiro Lopes (PSB).

Segundo Valdomiro Lopes, o encontro com o presidente, diretores e gerentes do Metrô apontou a necessidade de contratação de assessores técnicos para a análise das "milhares de folhas em centenas de volumes" de documentos. "Precisamos de uma posição do presidente da Assembléia, pois só com o auxílio de geólogos, engenheiros e técnicos em licitações públicas poderemos apresentar um relatório final correto, que cumpra a atribuição desta Casa de fiscalizar os atos do Executivo", explicou.

Lopes informou que parte dos documentos solicitados pela comissão de representação foi entregue já na sexta-feira, e que o restante deveria estar em posse dos parlamentares até a noite desta segunda-feira, 29/1.

Quanto à pauta da reunião desta terça-feira, além de detalhes sobre a contratação do Consórcio Via Amarela, o presidente da Comissão de Transportes e Comunicações indicou que será discutido o caso de Marco Antonio Buoncompagno, encarregado do gerenciamento e fiscalização das obras na linha 4. "Marco Antonio era assessor direto de Luiz Carlos Frayze David quando ele assumiu a presidência do Metrô. Depois, foi transferido para gerenciar as obras da linha 4", explicou.

Outras três reuniões da comissão de representação estão agendadas para ouvir representantes das empresas que formam o Consórcio Via Amarela (quinta-feira, 1/2), representantes do Sindicato dos Metroviários e de entidades da sociedade civil (terça-feira, 6/2) e o secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado, José Luiz Portella (quinta-feira, 8/2).

alesp