Opinião - Mobilização contra a dengue


21/01/2011 17:40

Compartilhar:


Nos últimos anos, o país tem registrado milhares de casos de dengue. Esta é uma doença grave e que pode levar o indivíduo à morte. Por esse motivo, é importante ressaltar a importância das medidas de prevenção para se evitar a proliferação da doença. Um trabalho que deve ser realizado por todos, principalmente neste período do ano quando há excesso de chuva.

A melhor maneira de se evitar a dengue ainda é combater os focos de acúmulo de água limpa, que são propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em sacos plásticos, latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerante, pneus velhos, lixeiras, vasos de plantas, garrafas, tambores, caixas de água, latões e cisternas. Enfim, qualquer local ou objeto que possa acumular água deve ser limpo ou eliminado, caso seja possível.

Entre as medidas que podem ser adotas para se evitar a dengue, destaco a divulgação das informações sobre os sinais e os sintomas da doença. Além disso, é importante orientar a comunidade para que procure as unidades de saúde pública em caso de surgimento dos sintomas da doença. Isso poderá resultar num tratamento adequado e evitar a automedicação. Este trabalho pode começar na sua casa, no seu bairro ou mesmo no seu local de trabalho.

Os sintomas da doença aparecem após o período de incubação, tempo entre a picada e a manifestação da enfermidade, caracterizados por febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, náuseas e vômitos, tonturas, cansaço, moleza e dor no corpo, além de muitas dores nos ossos e articulações.

Na dengue hemorrágica os sintomas são os mesmos da dengue comum, mas, quando acaba a febre, o paciente pode apresentar pele pálida, fria e úmida, sangramento pelo nariz, boca e gengivas, manchas vermelhas na pele, sonolência, agitação e confusão mental, sede excessiva e boca seca, dificuldade respiratória e perda de consciência. Esteja atento e não se esqueça de comunicar as unidades de saúde pública se sentir ou se perceber qualquer um destes sintomas.

Em São Paulo, o governo do Estado já investiu mais de R$ 120 milhões em ações de controle e erradicação da dengue. Além de agentes de apoio no controle de vetores, desde 2007 a secretaria conta com uma equipe especializada, formada por 200 profissionais, que se deslocam rapidamente aos municípios para atividades destinadas à eliminação de focos de resistência do mosquito adulto, que pica e transmite a doença. No entanto, é preciso ressaltar que este é um trabalho conjunto entre o poder público e a sociedade, onde todos devem fazer a sua parte.



* Edmir Chedid é advogado, deputado estadual pelo Partido dos Democratas e presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp