Relatório sobre tortura no Brasil será divulgado em Genebra


23/03/2001 15:03

Compartilhar:


Um relatório sobre a utilização da tortura no interior das unidades prisionais brasileiras, elaborado por Nigel Rodley, membro da Comissão de Direitos Humanos da ONU, será divulgado durante reunião anual da comissão entre os dias 2 e 6 de abril, em Genebra, Suíça. Rodley esteve no Brasil em agosto do ano passado, visitando unidades da Febem e vários presídios.

Com o objetivo de acompanhar, em primeira mão, a divulgação do documento, o deputado Renato Simões (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, viaja para a Europa nesta segunda-feira, 26/3. Ele vai representando quatro entidades brasileiras (Pastoral Carcerária, Movimento Nacional de Direitos Humanos, Ação dos Cristãos para Abolição da Tortura e Centro de Justiça Global).

Antes da reunião em Genebra, Renato Simões passa os dias 27 e 28 em Bruxelas e 29 e 30 em Paris, visitando entidades e fundações. Na oportunidade, o deputado divulga outro relatório sobre tortura, formulado pelas entidades brasileiras e o tribunal sobre tortura que será realizado em junho, em São Paulo.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Renato Simões - 3886-6301/6302)

alesp