Situação da Comunidade da Água Fria, em Cubatão, pode ser definida


13/12/2001 17:09

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

No último sábado, dia 8, a convite da Sociedade Amigos da Água Fria (Somaf), da região da Água Fria, em Cubatão, a deputada Mariângela Duarte (PT), acompanhada de assessor da vereadora Márcia Rosa (PT), se reuniu com os moradores, no local, a fim de tomar conhecimento de suas reivindicações por melhorias. Em princípio, os moradores pleiteiam reforma de imóveis considerados patrimônios históricos, instalação de posto médico e de telefone comunitário, além de pavimentação de ruas.

A região aguarda definição do Ministério Público, pois a maioria das casas foi construída em áreas de preservação ambiental. Em virtude disso, não recebe melhorias, como pavimentação da principal via de acesso ao núcleo, a Rua Elias Zarzur.

Dentre as solicitações, está a reforma das casas, bastante deterioradas. Mariângela já encaminhou ofício ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat), pedindo esclarecimentos sobre se o órgão é responsável pelas edificações da Água Fria. O local, à nascente do Rio Pilões, deu origem à cidade. Lá estão as primeiras construções da então vila; a primeira câmara, a primeira igreja etc.

Os moradores necessitam de um telefone comunitário, e a deputada Mariângela está requerendo à Telefonica a instalação de um orelhão.

Em reunião a ser marcada com o prefeito, será solicitada a implantação de um posto médico no local.

alesp