Rodovia Guarujá-Bertioga terá posto comunitário dos Correios


11/02/2003 18:22

Compartilhar:


Da assessoria

Os moradores do bairro Cachoeira, situado ao longo da Rodovia Ariovaldo de Almeida Vianna (antiga Guarujá - Bertioga), passaram a contar com um posto comunitário dos Correios, onde recebem correspondências em caixas postais e podem fazer todos os tipos de postagem. Inaugurada no último sábado (dia 8), a unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h, numa sala da escola municipal do bairro (Km 13 da estrada).

"Esta foi uma conquista que coroa anos de luta de nossa comunidade, demonstrando que com união e perseverança podemos atingir nossos objetivos. Além disso, também nos estimula para novas caminhadas", afirma Antônio Santarém, presidente da Sociedade de Melhoramentos e Amigos da Cachoeira (Somac). O posto terá uma "colméia" com cerca de cem caixas postais, que serão usadas pelas famílias residentes ao longo da estrada.

O atendimento no posto será feito por moradores voluntários. A correspondência será trazida e recolhida pelo carteiro, pelo menos uma vez por semana. "Além de conquistar um direito de cidadania, também vamos economizar dinheiro, porque antes tínhamos que ir até o Centro de Guarujá para postar qualquer carta. Para isto, gastávamos quatro passagens de ônibus, já que não há linha que faça o percurso direto", destaca Sidnei Bibiano, primeiro tesoureiro da Somac.

"Antes, o carteiro não vinha aqui. Tínhamos que receber correspondências nas casas de amigos e parentes. Agora, isso acabou", comemora Célia Cristina Alves, que reside há 14 anos no bairro. Para Evaldo Mele Vieira, cuja esposa nasceu no bairro, a implantação do Posto do Correio é um avanço significativo para todos os moradores. "Lutamos muito por este posto. Vê-lo funcionando nos dá força para batalharmos para transformarmos em realidade outras reivindicações", aponta.

Escola

Além da inauguração do Correio, a solenidade de sábado também marcou a entrega de equipamentos doados à E.M. Bairro da Cachoeira pelo Colégio Jean Piaget (Santos). Foram repassados 86 conjuntos de carteiras e cadeiras, um computador, cinco caixas de livros, um frigobar, dois bebedouros e uma mini-quadra para futebol. "Sempre que podemos, colaboramos com escolas e entidades que necessitam. Vamos manter um intercâmbio com esta escola, viabilizando inclusive uma integração entre os alunos", destacou Marlene Oliveira Rosa Vieira, uma das proprietárias do Jean Piaget.

Nos últimos anos, a escola municipal vem sofrendo ameaças de fechamento, revertidas graças à mobilização da comunidade. Para este ano, além de garantir a continuidade de duas classes multiseriadas de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, os moradores conseguiram a abertura de outras duas turmas de Educação Infantil. "Felizmente, o secretário municipal de Educação tem se mostrado sensível às necessidades daquela comunidade. Agora, é preciso que professores sejam remanejados para que as aulas possam começar", frisa a deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT), que enviou ofício ao secretário Zoel Garcia, solicitando rápidas providências.

No documento, a parlamentar também solicita que a Prefeitura desloque uma merendeira para a escola. "Até ano passado, havia uma funcionária do município que era responsável pela limpeza da escola e a produção da merenda. Mas esta servidora foi retirada e agora as mães é que estão assumindo as tarefas", completa Prandi. A Sociedade de Melhoramentos também está buscando apoio de pessoas ou empresas que possam doar tintas e materiais elétricos e hidráulicos para viabilizar uma reforma no prédio da escola. Contatos podem ser feitos como Sidnei Bibiano, pelo fone 3305-1671.

alesp