Regionalização do Porto de Santos será discutida em audiência com o ministro dos Transportes


15/05/2002 19:36

Compartilhar:


Prandi confirma participação na audiência e reitera a importância

do processo como estímulo ao desenvolvimento

DA ASSESSORIA

A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) confirmou presença na audiência com o ministro dos Transportes, João Henrique de Souza, nesta quinta-feira, às 12 horas, em Brasília, para saber sobre a tramitação do processo de regionalização do Porto de Santos. A audiência foi agendada pela Frente Parlamentar Estadual sobre Regionalização do Porto de Santos, presidida pelo deputado Edmur Mesquita (PSDB).

Autora da Lei 9511/97, que autoriza a regionalização, Maria Lúcia Prandi defende o novo modelo de gestão como alternativa para o resgate do Porto de Santos como fomentador do desenvolvimento sócio-econômico da Região Metropolitana da Baixada Santista. "Confio que o Porto de Santos voltará a ser a grande força econômica da região. É preciso definir coletivamente um modelo que gere emprego, riqueza e renda", acrescenta. Para ela, a audiência desta quinta-feira em Brasília "é da maior importância para que fique consignada a posição favorável da região à regionalização, como fruto do desejo de romper de vez com o tempo dos desmandos e da dilapidação do patrimônio público decorrentes da centralização das decisões em Brasília".

Maria Lúcia Prandi acredita que a cidade de Santos e a região continuam sendo vítimas do "desastroso" processo de privatização do Porto santista. "Foram perdidos milhares de postos de trabalho e mais os R$ 350 milhões em massa salarial. As conseqüências são dramáticas para portuários, seus familiares e toda a economia regional", enfatiza.

Segundo a parlamentar, com o advento da Lei 8.630/93 e o fatiamento do complexo portuário para entregar à iniciativa privada uma situação paradoxal passou a existir. "Os interesses de parcela significativa dos que operam o Porto de Santos atualmente não estão na Baixada Santista ou em nosso Estado, mas sim em outras partes do Brasil e do mundo", assegura. Prandi critica as conseqüências: "enquanto o Porto bate recordes sucessivos de produtividade, a engrenagem econômica regional perde milhares de postos de trabalho e milhões de reais em massa salarial".

A deputada confia que uma nova realidade será consolidada com a regionalização. "Felizmente, esse processo já se encontra em estágio avançado e caminha para sua efetiva concretização. Mais que isso, na esteira das discussões sobre a regionalização, estamos discutindo também um novo modelo de desenvolvimento para a Baixada Santista, o que é da maior importância", finaliza Prandi.

alesp