Secretário e deputado participam de encontro com prefeitos em Piratininga


14/02/2007 19:00

Compartilhar:


O deputado Pedro Tobias (PSDB) acompanhou a visita que o secretário estadual da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, fez no último sábado, 10/2, ao município de Piratininga, região de Bauru.

Durante o evento, realizado no Clube Águas Quentes de Piratininga, o secretário e o deputado reuniram-se com cerca de 40 prefeitos da região. Eles falaram sobre a nova linha de atuação da Secretaria da Habitação, que dará ênfase à regularização fundiária e à urbanização. Ao mesmo tempo, o encontro serviu para dar aos prefeitos a oportunidade de entregar reivindicações que serão analisadas pelo governo do Estado.

Em seu discurso, o deputado Pedro Tobias disse que o Estado atendeu todas as demandas habitacionais nos últimos dois anos. "Prefeito que não construiu casa em seu município foi porque não tinha necessidade ou porque não conseguiu viabilizar a doação de terreno para a CDHU. Toda reivindicação que chegou ao governo do Estado foi atendida", ressaltou Tobias, enfatizando que o governo José Serra continuará investindo pesado na construção de novas moradias em todo o Estado de São Paulo.

O deputado também aproveitou a presença maciça de prefeitos da região de Bauru para anunciar que o governador José Serra lançará brevemente um amplo programa de recuperação de estradas vicinais e de coberturas de quadras de escolas estaduais. "O governo Serra será marcado por várias obras coletivas que promoverão o desenvolvimento regional", destacou Pedro Tobias, muito aplaudido pelos prefeitos.

Anfitriã do encontro, Silvia Mendes Soares, prefeita de Piratininga, saudou a presença do secretário da Habitação, que é seu primo, do deputado Pedro Tobias e dos demais prefeitos da região.

O secretário estadual da Habitação, Lair Krähenbühl, disse que a regularização de conjuntos habitacionais e o fim das favelas estão entre as prioridades do governo do Estado. "Municípios que tiverem pendências habitacionais para resolver com a CDHU não poderão apresentar novos projetos. Façam projetos direcionados à regularização", alertou o secretário no discurso dirigido aos prefeitos.

Outra novidade anunciada por Lair Krähenbühl é que as prefeituras voltarão a receber verbas para realizar licitações tendo como fim a construção de conjuntos habitacionais. Na opinião do secretário, fica mais fácil a prefeitura coordenar todo o processo porque conhece melhor a realidade do município e saberá identificar com mais exatidão a necessidade dos moradores.

O secretário Krähenbühl revelou aos prefeitos que sua pasta irá trabalhar em parceria com outras secretarias de Estado, como a de Saneamento e Energia. "Todos os projetos habitacionais para os municípios que têm concessão da Sabesp serão privilegiados, porque haverá uma ação conjunta. Isso é importante porque a Sabesp passará a ter uma função operacional nos conjuntos habitacionais que enfrentam dificuldades de pressão de água ou de tratamento de esgoto", ele salientou.

A reunião que o secretário da Habitação teve com os prefeitos foi elogiada por todos. Eles classificaram o encontro como descentralizador e esclarecedor.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp