Presidente de Comissão considera pequeno o número de áreas descontaminadas


28/02/2005 17:53

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Donisete Braga

O deputado Donisete Braga (PT), que preside a Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, considerou pequeno o número de áreas descontaminadas até o momento no Estado de São Paulo - apenas 19. Para o deputado, é importante que a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) encontre formas para agilizar o trabalho de remediação das áreas contaminadas; já são 1.336 cadastradas.

A informação sobre o número de áreas descontaminadas foi obtida por meio de requerimento de informação enviado à Cetesb pelo parlamentar. Conforme o documento, das 1.336 áreas contaminadas, 607 apresentam processo de remediação em curso ou já têm plano de remediação definido. A Cetesb divulgou a primeira relação de áreas contaminadas em maio de 2002, contabilizando 255 áreas. O órgão ambiental depende praticamente de denúncias para cadastrar as áreas.

"Esse assunto está relacionado à saúde e segurança da população e merece uma discussão mais ampla", acredita Donisete Braga, que tem pedidoa instalação de uma CPI para investigar as áreas contaminadas. A Assembléia ainda aguarda anteprojeto sobre o tema, que o governo prometeu há um ano, mas até hoje não enviou à Casa.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp