Uma Fatec para Osasco


20/07/2007 18:08

Compartilhar:


O deputado Celso Giglio (PSDB) encaminhou pedido ao governador José Serra para que seja criada uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) do Centro Paula Souza no município de Osasco, oferecendo cursos nas áreas de mecânica, metalurgia, têxtil, produção industrial e informática.

Segundo o deputado, apesar dos esforços do município, Osasco não tem conseguido atender a demanda local por educação superior de qualidade na área tecnológica. "Tanto os estudantes de Osasco, ansiosos por conhecimentos e oportunidades de emprego, quanto as empresas estabelecidas na cidade, carentes de recursos humanos mais qualificados, teriam muito a ganhar com a chegada de uma Fatec", afirmou.

Dados da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento, revelam que os setores industriais mais desenvolvidos de Osasco são o metalúrgico, com 212 empresas, o petroquímico, com 69, o têxtil, com 65, o de artefatos de madeira, com 64, e o de material gráfico, com 61 unidades. Segundo o IBGE, 21,5% do valor adicionado total em Osasco corresponde à atividade industrial.

Considerando esse perfil industrial do município, o deputado acredita que os cursos propostos atenderiam tanto a demanda da "velha economia", que por certo conservará sua importância no local, quanto a "nova economia", que vem adquirindo um papel relevante no âmbito da economia regional.

Entre os grandes centros industriais da Grande São Paulo, Osasco é o único município que não conta com uma Fatec. Existem oito unidades da Fatec na Região Metropolitana: três delas na capital e uma para os municípios de Carapicuíba, Itaquaquecetuba, Mauá, Santo André e São Bernardo do Campo. Para o deputado, as Fatec ajudam a multiplicar as oportunidades de desenvolvimento, pois criam um "ambiente de negócios" mais atraente, onde uma oferta suficiente de mão-de-obra qualificada é elemento imprescindível.

cgiglio@al.sp.gov.br

alesp