Ambulâncias e similares podem ter prioridade na travessia de balsas e afins
A Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia aprovou, em reunião realizada nesta terça-feira, 21/12, Projeto de Lei 296/2009, de autoria do deputado Bruno Covas (PSDB), que dispõe sobre a concessão de prioridade na travessia por balsas ou similares, por mar ou rio.
O projeto prevê que as ambulâncias, desde que com pacientes ou atendendo a chamado de pronto atendimento ou resgate, e os médicos que estejam em atendimento de urgência tenham prioridade na travessia desde que estejam previamente cadastrados na Dersa. Essa medida, segundo o parlamentar, deve-se a restrições na liberação de veículos que preencham esse requisito, principalmente na travessia Santos-Guarujá.
Em sua justificativa, Bruno Covas lembra que jornal de grande circulação na Baixada Santista informou que uma UTI móvel, que fazia o deslocamento de uma paciente em trabalho de parto, teve que aguardar na fila por 40 minutos. "É sabido que a prioridade nos moldes como existia causava muitos transtornos, pois excessos eram cometidos, o que, em muitas circunstâncias, gerava confusões, brigas e mais stress àqueles que realmente tinham urgência para fazer a travessia. Atualmente, a prioridade só é dada quando a fila estiver acima de um quilometro. Esse parâmetro, ao nosso ver, não parece razoável, motivo pelo qual entendemos fundamental a imediata regulamentação da questão."
Outro tópico constante na pauta de votações, a escolha de dois representantes do Parlamento paulista para integrar o Conselho Consultivo da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) foi adiada para outra oportundidade.
A íntegra desse e de outros projetos de lei está disponível no Portal da Assembleia www.al.sp.gov.br, link Proposições.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições