Edmur vai conhecer projetos sobre cortiços e recuperação urbana e portuária na França


11/06/2001 15:30

Compartilhar:


O deputado estadual Edmur Mesquita (PSDB) viajou nasexta-feira, 8/6, para a França, onde permanecerá até o próximo dia 17, a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Durante sua estada naquele país, Edmur conhecerá o projeto bem-sucedido de erradicação de cortiços em Paris e Marselha, além da integração desta que é a segunda maior cidade francesa com o porto local. O parlamentar estará acompanhado do vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Paulo Maschieto Filho, e de Helene Afanasieff, supervisora da empresa na área de gestão de programa de atuação em cortiços.

"O intercâmbio de informações é importante neste momento que precede a assinatura de convênio entre o governo do Estado e o BID para a extinção dos cortiços do centro de Santos e a revitalização do terminal portuário, com a transformação das áreas ociosas em pontos de atração turística e cultural", disse Edmur, cujas despesas serão custeadas pela instituição financeira internacional.

Desde o início do mandato, o deputado vem se empenhando para resolver esse problema crônico de moradia enfrentado por 1.300 famílias, "que vivem em condições indignas e são exploradas por intermediários que cobram taxas abusivas de aluguel e fornecimento de água e luz".

Segundo Edmur, o governador Geraldo Alckmin, com que se reuniu na última segunda-feira, no Palácio dos Bandeirantes, estará em Santos ainda este mês para assinar o decreto de desapropriação de terrenos na área central. nos quais serão construídos prédios para as famílias encortiçadas. "A medida é fundamental para dar continuidade ao processo sem volta de eliminação dos cortiços. Além de atacar o problema social, a intervenção será importante para o desenvolvimento do centro, que já conta com infra-estrutura de transporte, comércio e serviços".

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Edmur Mesquita - 3886-6735/6764)

alesp