Shoppings nem sempre seguros

Opinião
12/04/2006 21:37

Compartilhar:


Estacionamentos de shoppingcenters de São Paulo, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Sorocaba, São José do Rio Preto, Piracicaba, Franca, Marília, Santos, Guarujá e outras cidades estão sendo alvo de assaltantes, que se valem da falta de proteção nesses lugares e acabam atacando inúmeras vítimas: Praticam roubos ou seqüestros-relâmpagos.

O curioso é que alguns dos shoppings cobram um bom dinheiro por algumas horas de estacionamento, mas não dão proteção aos seus clientes. É claro que não cabe exigir a presença constante de policiais militares para cuidar dentro desses centros comerciais. Nos arredores, sim. A tarefa de assegurar tranqüilidade ao público, dentro desses edifícios, é dos próprios shoppings, por meio de vigilantes particulares e serviços de câmeras de segurança, mas esses recursos têm falhado com freqüência, de acordo com depoimentos de vítimas nas delegacias de vários municípios do Estado de São Paulo.

Na Capital de São Paulo, a polícia conseguiu prender, no início de abril, dois acusados de praticar vários assaltos no estacionamento do Shopping Iguatemi, um dos principais da cidade, o pioneiro do Brasil, inaugurado há 40 anos, na Avenida Faria Lima. Uma vez que as câmeras do shopping registram as placas dos automóveis e esses ladrões usaram carro próprio para entrar na área e atacar suas vítimas, foi possível à polícia localizar e prender os criminosos. Algo assim já havia ocorrido quando de roubos em outros shoppingcenters.

Os assaltantes detidos são Alessandro Ribeiro da Silva e Emanoel Ribeiro de Souza, que, logo após terem sido presos, chegaram a negar a participação em assaltos no Iguatemi, mas, como haviam sido encontrados documentos de uma vítima com um deles, acabaram confessando os crimes.

Houve época em que se acreditava que os shoppingcenters eram locais completamente seguros, mas acontece que, infelizmente, os bandidos estão invadindo todos os lugares, daí a necessidade de as pessoas ficarem atentas, tanto nos estacionamento quanto na área das lojas.

Se os ladrões são espertos, os cidadãos também devem aumentar a atenção como uma arma fundamental para a sobrevivência, nesta terra de insegurança e de constantes ameaças. Estamos com um novo governador, Cláudio Lembo, que, entretanto, herdou antigos problemas da segurança pública deixados pelos seus antecessores. A época é de muita cautela, em que algumas pessoas chegam a ser tomadas por autêntica psicose do medo.

Gente com mais de 30 anos de idade viveu épocas melhores do país e, em especial, de nosso Estado quanto à capacidade dos governos de garantir segurança à população. É verdade que tivemos crises econômicas e, com elas, as seqüelas no âmbito social. No entanto, não se pode admitir que o número de bandidos tenha se multiplicado tanto, a ponto de as cadeias ficarem lotadas e, ainda assim, haver milhares criminosos em liberdade.

*Afanasio Jazadji é radialista, advogado e deputado estadual pelo PFL



deputadoafanasio@al.sp.gov.br

alesp