Comissões permanentes elegem novos presidentes e vices


14/05/2009 22:30

Compartilhar:


Nesta quinta-feira, 14/5, diversas comissões temáticas da Assembleia Legislativa elegeram seus presidentes e vice-presidentes. As indicações aos cargos foram tema de deliberação no Colégio de Líderes, que buscou atender a proporcionalidade dos partidos com representação na Casa.



Fiscalização e Controle



A Comissão de Fiscalização e Controle da Assembleia elegeu nesta quinta-feira, 14/5, o deputado Milton Leite Filho (DEM) seu novo presidente. Para o cargo de vice-presidente, a comissão aprovou a indicação da deputada Haifa Madi (PDT), feita pela liderança do PSDB e contando com o apoio do PSB e do PMDB.

Haifa Madi agradeceu a indicação e parabenizou o novo presidente da comissão. "Vamos trabalhar!", concluiu a parlamentar. Bruno Covas parabenizou a deputada e lembrou que a comissão de Fiscalização e Controle é a única da Casa que teve sua criação baseada em lei e estimulou a implementação de outras comissões com o mesmo intuito em outras casas legislativas.

Na presença dos deputados Jonas Donizette (PSB), Bruno Covas (PSDB) e Jorge Caruso (PMDB), ficou decidido que as reuniões da comissão acontecerão às quartas-feiras, às 15h30.



Meio Ambiente



A Comissão de Defesa do Meio Ambiente elegeu o deputado Chico Sardelli (PV) seu novo presidente. O deputado que deixou o posto, Rodolfo Costa e Silva (PSDB), teve aprovada sua indicação para o cargo de vice.

Estiveram presentes à reunião os deputados Hamilton Pereira (PT), Roberto Massafera (PSDB), Milton Leite Filho (DEM) e Lelis Trajano (PSC).



Promoção Social



Rita Passos (PV) foi eleita presidente da Comissão de Promoção Social para o próximo biênio. Ana do Carmo (PT) foi eleita vice-presidente. A deputada Analice Fernandes (PSDB) parabenizou as novas presidente e vice-presidente, desejando êxito na condução dos trabalhos da comissão. "Coloco-me à disposição da comissão para continuarmos a desenvolver um trabalho em prol das causas sociais", declarou Analice. Antes de encerrar a reunião, Rita Passos agradeceu a todos os membros por sua indicação e afirmou contar com o apoio de todos os deputados para desenvolver projetos voltados às áreas sociais.



Cultura Ciência e Tecnologia



Célia Leão (PSDB) foi eleita por unanimidade presidente da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia. Também por unanimidade, Simão Pedro (PT) foi eleito vice-presidente. Célia Leão agradeceu a todos os membros da comissão por sua recondução ao cargo e declarou que envidará todos os esforços para que a comissão continue a fazer o seu trabalho à altura que o Estado de São Paulo merece sobre os temas ciência, cultura e tecnologia. A presidente afirmou que está tranquila quanto à indicação de Simão Pedro como vice, pois terá um grande aliado à frente dos desafios da comissão. Antes de encerrar, foi acordado entre todos os membros que as reuniões da comissão realizar-se-ão todas as quartas-feiras, às 14h30.



Agricultura e Pecuária



José Bittencourt (PDT) foi eleito presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária. A eleição para vice-presidente foi adiada para a próxima reunião. Antes de encerrar a sessão, Bittencourt agradeceu a sua indicação à presidência e afirmou que contará com a ajuda e apoio de todos os membros para fazer um excelente trabalho.



Educação



A Comissão de Educação reconduziu à presidência a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), que agradeceu a indicação e prometeu divulgar em breve seu plano de trabalho. Ela também afirmou que aguarda de seus pares o envio de propostas e sugestões. A vice-presidência da Comissão de Educação caberá ao deputado José Bruno (DEM), que agradeceu a indicação.

O deputado Roberto Felício (PT) elogiou a trajetória de Maria Lúcia Prandi na área da Educação. Lembrando que a Secretaria da Educação recentemente passou ao comando de Paulo Renato Souza, Felício sugeriu que este comparecesse à comissão para expor suas metas de trabalho e explicar as mudanças já efetivadas. Ele ainda defendeu a necessidade de discussão ampla dos PLCs 19 e 20, ambos de 2009, que afetam o magistério estadual.

A presidente acolheu a sugestão de convite ao secretário da Educação, e informou que a comissão continuará a se reunir às quartas-feiras, às 14h30min. Estiveram presentes ainda os deputados Carlos Giannazi (PSOL), Rita Passos (PV), Milton Flávio e Paulo Alexandre Barbosa, ambos do PSDB.



Direitos Humanos



A Comissão de Direitos Humanos reelegeu para sua presidência o deputado José Candido (PT), que terá como vice-presidente do deputado Rafael Silva (PDT).

Adriano Diogo (PT) elogiou a atuação dos deputados eleitos. Ele também comentou a notícia de que a prefeitura da cidade de São Gabriel, no Rio Grande do Sul, no último dia 7/5, derrubou o oratório-monumento ao líder indígena guarani São Sepé Tiaraju da Sanga da Bica, que se localizava no lugar em que o heroi e santo popular foi morto, em 1609, por autoridades portuguesas e espanholas. Ele propôs o envio de um ofício demonstrando repúdio à atitude.

A sugestão apresentada pelo deputado Raul Marcelo (PSOL) é a agenda da Comissão de Direitos Humanos seja mais geral, não dando destaque a casos pontuais. Ele ainda lamentou a criminalização dos movimentos sociais e da pobreza que ocorre no país. Já José Augusto (PSDB) lembrou que a Assembleia tem o primeiro Conselho Parlamentar da Cultura pela Paz do mundo, que une os partidos e a sociedade civil, mas que precisa se tornar mais efetivo.

O presidente José Candido acolheu as manifestações, e anunciou que a comissão se reunirá às terças-feiras, às 14h30min. Também esteve presente na reunião o deputado Fernando Capez (PSDB).



Assuntos Municipais



Os componentes da Comissão de Assuntos Municipais acolheram a recondução do deputado Celso Giglio (PSDB) à presidência, tendo sido eleito vice-presidente o deputado Gil Arantes (DEM).

Giglio expressou seu orgulho por novamente ter sido indicado para presidir a comissão e comprometeu-se a incrementar o seu trabalho. Maria Lúcia Prandi e Fausto Figueira, ambos do PT, defenderam a discussão dos temas cotidianos dos municípios, pois eles são a instância primeira de localização para os cidadãos. Ainda compareceram à reunião os deputados José Bittencourt (PDT) e Célia Leão (PSDB).

alesp