Combate à exploração sexual de crianças


10/10/2008 17:33

Compartilhar:


A indicação da deputada Ana Perugini (PT) tem endereço certo: o Palácio dos Bandeirantes. Em sua solicitação, a deputada propõe que o governador determine à Secretaria Estadual de Educação a realização de "ações incisivas" nas escolas da rede pública durante a semana que compreende o 18 de maio, o Dia do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Por ocasião da sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia realizada no dia 12/6, os debatedores chamaram a atenção para a falta de estatísticas consistentes sobre o crime, porque, segundo avaliam, a maioria dos casos nunca é denunciada. Uma forma eficaz de combater essa questão é garantir o envolvimento dos educadores, acredita a deputada, para quem "a escola constitui um espaço afetivo privilegiado e de grande relevância na vida da criança e do adolescente".

Na argumentação, Ana Perugini enfatiza que cabe ao Poder Público esclarecer muitos temas: como a escola pode participar da prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes; quais as formas de violência sexual; como identificar a violência doméstica e o abuso sexual nos seus sinais físicos ou psicológicos; como desenvolver métodos para identificação destes sinais; como notificar os casos de violência cometida contra a criança; como trabalhar com a família; enfim, como construir uma rede de proteção afetiva à criança e adolescente vitimados.

No entendimento de Ana Perugini, "a escola é o aparelho mais próximo do dia-a-dia das crianças e adolescentes, por isso, o profissional que atua na escola é o agente que deve em primeira instância inferir diretamente nas vidas de nossas crianças e adolescentes.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp