Bares que venderem cigarros e bebidas a menores poderão ser fechados


27/11/2009 15:49

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa aprovou, em 16/11, projeto de lei do deputado Said Mourad (PSC) prevendo a cassação da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS de bares e restaurantes que vendem cigarros e bebidas alcoólicas a menores de idade. O projeto, que agora vai à sanção do governador José Serra, também prevê a cassação da inscrição para os estabelecimentos que comercializarem cigarros e bebidas falsificados.

"Os pré-adolescentes brasileiros, principalmente as meninas, estão fumando e bebendo cada vez mais cedo. Pesquisas da Coordenação Nacional do Controle de Tabagismo e Prevenção Primária de Câncer (Contapp) do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) mostram que, em média, os jovens experimentam o primeiro cigarro aos 12 anos; e cerca de 50% vão se tornar dependentes da nicotina", justificou-se Said Mourad.

De acordo com o texto, os sócios controladores dos estabelecimentos punidos ficarão impedidos de trabalhar por cinco anos no mesmo ramo de atividade ou de solicitar outra inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS.

saidmourad@al.sp.gov.br

alesp