Instalação de Fatec em Barretos


05/12/2011 17:01

Compartilhar:


De iniciativa de Itamar Borges (PMDB), o Projeto de Lei 1.116/2011 autoriza o Poder Executivo a criar uma unidade da Fatec em Barretos. O Estado de São Paulo possui 51 Fatecs, administradas pelo Centro Paula Souza, que é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. As unidades atendem mais de 46 mil alunos, com 51 cursos na área de tecnologia.

Segundo o deputado, o grande diferencial dessa intuição de ensino é que a implantação de seus cursos ocorre de acordo com as necessidades do mercado de trabalho da região, fornecendo a mão de obra qualificada para atender comércio, indústria e agronegócio, bem como novos negócios surgidos com a demanda de novos mercados. "Com isso, o desenvolvimento é promovido de forma homogênea, contribuindo para a redução das desigualdades e potencializando as vocações de cada região" justificou Itamar.

A região de Barretos possui grande potencial de desenvolvimento que engloba produtos, destacando-se, além dos manufaturados, a cana-de-açúcar, a laranja, a soja, a pastagem, a produção de carne e o turismo. "A região necessita de mão de obra especializada para promover o crescimento dessas áreas econômicas e, por isso, anseia pela instalação de uma Fatec no município", acrescentou. (pm)



itamarborges@al.sp.gov.br

alesp