Notas de Plenário


20/08/2008 18:05

Compartilhar:


Servidores do DER



Nesta quarta-feira, 20/8, Mauro Bragato (PSDB) informou que se reuniu com Barros Munhoz (PSDB), líder do governo, Sidney Beraldo, secretário estadual de Gestão, Samuel Moreira (PSDB), Zico Prado (PT), Edson Giriboni (PV) e representantes de servidores públicos do DER e da Agricultura para estudar um projeto de lei que, aos poucos, incorpore o sistema de gratificação ao salário-base. Bragato enfatizou a importância da reunião por levar em conta a melhoria dos interesses dos servidores. (ME)



Hospitais públicos



"Não é de hoje que o mau atendimento nos hospitais públicos causa danos irreparáveis na vida de muitas pessoas", afirmou João Barbosa (DEM), lembrando que o governador José Serra e o secretário da Saúde estão trabalhando muito para conseguir verbas para os hospitais e melhorar o atendimento. Barbosa enfatizou também que casos de mortes ou reclamações de mau atendimento devem ser investigados. (ME)



Servidores do DER II



Edson Giriboni (PV) também esteve presente na reunião mencionada por Bragato e concordou com o colega sobre a importância de um projeto de lei para incorporar as gratificações ao salário-base de servidores públicos. Giriboni acredita que outras categorias também precisam ser valorizadas e disse que espera que outros servidores também sejam beneficiados com esse projeto. (ME)



Extensão de benefício



O deputado Carlos Giannazi (PSOL) falou sobre o movimento, "bem organizado", das servidoras municipais que reivindicam a extensão da licença-maternidade de quatro para seis meses. A extensão do benefício, já aprovado pela Alesp, também é discutida em Brasília. O parlamentar espera que os 645 municípios do Estado adotem a licença-maternidade estendida e lembra que a relação mãe-filho é importantíssima para o desenvolvimento do bebê. "É nos primeiros seis meses que o cérebro da criança se desenvolve." (LP)



Não se iludam



"Reuniram-se hoje, às 10h, na sede do Tribunal Regional do Trabalho, seção São Paulo, sindicalistas das entidades representativas dos policiais civis e membros do governo para tratar das reivindicações da Polícia Civil. O governo não apresentou nada", lamentou Olímpio Gomes (PV). O parlamentar, que chamou o governo de mentiroso, explica que duas novas audiências devem ser realizadas, uma em 29/8, com representantes do governo, e outra em 4/9. "O governo disse que enviou projeto de lei à Alesp propondo a reforma da carreira dos policiais, mas isso é mentira. Não se iludam, o governo é inimigo do policial." (LP)



Bola da vez



Manifestando preocupação não só com a situação dos funcionários mas com o patrimônio que a Sabesp representa para o Estado, o deputado Marcos Martins (PT) informouque a empresa precisa continuar mantendo seus servidores (existe a possibilidade de demissão de mil funcionários) e melhorar a prestação dos seus serviços. "Foi dessa forma que ocorreu a privatização do Banespa e agora da Nossa Caixa. Estou preocupado que a Sabesp seja a bola da vez." (LP)



Poderosa Vênus



Olímpio Gomes (PV) manifestou indignação pelo uso de camiseta oficial de agentes penintenciários por personagem de novela, exibida pela Rede Globo de Televisão, que retrata uma carcereira violenta e corrupta. Segundo o parlamentar, de acordo com informações que recebeu do presidente do sindicato desses profissionais, a autorização foi dada pelo governador do Estado. No entendimento do deputado, a "Vênus platinada", referência que fez à emissora de TV, "pode tudo". (BC)



Política salarial perversa



Para Carlos Giannazi (PSOL), os dois projetos enviados pelo Executivo à Casa fazem parte de uma política salarial que não atende as necessidades do servidor público. O PLC 41 e o 42, ambos de 2008, tratam de bonificação por desempenho para funcionários da Educação e da Fazenda. O deputado disse ainda que esses valores não são incorporados ao salário e que tal prática, adotada pelo governo estadual conforme anúncio feito no ano passado, desmonta as carreiras públicas. (BC)



Analfabeto político



Citando o escritor e dramartugo Bertold Brecht, Marcos Martins (PT) afirmou que a pior ignorância é a política, pois se alheia das decisões que afetam o futuro de toda a população. "É desse desinteresse que surgem as prostitutas, os menores abandonados e outros flagelos da sociedade", declarou Martins destancando a importância do povo brasileiiro votar corretamente e com consciência nas próximas eleições municipais, que se realizarão em outubro. (BC)



Exemplo



Ao saudar o prefeito Kassab pelo envio à Câmara Municipal de São Paulo de projeto de lei que amplia a licença-maternidade, Edson Giriboni (PV) disse que suas previsões se concretizaram e a sanção da lei estadual que garante 180 dias de licença à gestante servidora do Estado está servindo de exemplo para todo o país. "Alegrei-me também ao saber que o presidente Lula já recebeu o projeto de igual semelhante, que atinge empresas públicas e privadas, de autoria da senadora Patrícia Sabóia (PDT), mas quero questionar o parecer contrário que a proposta recebeu do ministro da Fazenda", afirmou o deputado, para quem é preciso considerar não só os custos de uma medida, mas também o seu impacto e seus benefícios. (MS)



Competência



Afirmando ser preocupante a defasagem entre os salários de delegados do Estado de São Paulo e os de outros estados, Fernando Capez (PSDB) ressaltou a excelente qualificação desses servidores " reconhecida internacionalmente, segundo ele " e desejou êxito às negociações referentes ao piso salarial da polícia civil. O deputado também deu publicidade a dois projetos que apresentou à Casa que tratam da defesa do consumidor e defendeu a competência dos estados para legislar sobre essa matéria. (MS)

alesp