Deputada reivindica restabelecimento de repasse de medicamentos


07/06/2004 16:12

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) solicitou ao secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, que ele restabeleça o mesmo volume de repasse de medicamentos do Programa Dose Certa Saúde Mental para Sorocaba e 41 municípios da região, que enfrentam uma redução drástica desses remédios desde outubro do ano passado.

O secretário informou à deputada que não sabia da redução e que também não a determinou. Ele disse, ainda, que vai apurar o que houve para tomar as providências necessárias imediatamente. Maria Lúcia informou ao secretário que a situação se agravou mais nos últimos dois meses, quando o valor mensal repassado para a região caiu de R$ 222 mil para R$ 36 mil.

Pelo programa Dose Certa Saúde Mental, as prefeituras inscritas fazem um pedido mensal de medicamentos dentro da cesta padrão (conforme o nível de classificação) e depois o dinheiro é repassado para a DIR (Diretoria Regional de Saúde), que faz as compras e distribui os lotes para as prefeituras fazerem o repasse aos usuários finais ou pacientes portadores de doenças mentais.

Estatísticas da DIR de Sorocaba informam que o número de pacientes portadores de problemas mentais internados na região subiu de 1.673, em março, para 1.728 em abril.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp