Lideranças Políticas de São José do Barreiro apresentam reivindicações


01/03/2005 17:31

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Paulo Sérgio

O deputado Paulo Sergio (Prona) visitou São José do Barreiro, a convite do presidente da Câmara, Alexandre Villaça Ferreira Leite, do vereador Valentin Porto Ferraz, e do líder comunitário José Inácio Júnior Atila, aquele município.

A Estância Turística de São José do Barreiro é a porta de entrada para o Parque Nacional da Serra da Bocaina, no Vale do Paraíba, entre o Rio de Janeiro e São Paulo. A cidade oferece um cenário natural abrangendo matas nativas, cachoeiras e inúmeros exemplares da fauna da Mata Atlântica, além de possuir diversas fazendas do período cafeeiro que ostentam grandiosidade que a região viveu. Atualmente, sua economia gira em torno do turismo ecológico, com excursões durante todo o ano.

Segundo o deputado, a Rodovia dos Tropeiros é responsável pelo tráfego diário de transportes locais e desde sua pavimentação, em 1999, executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem, sofre freqüentes reparos, realizados pelos municípios de Queluz, Areias, Silveiras, Arapeí e São José do Barreiro.

Saúde

A cidade encontra-se a 262 Km da Capital, com uma população estimada em 4.500 habitantes, na sua maioria moradora da zona rural, o que dificulta o acesso à única ambulância existente para prestar socorro aos doentes que necessitam chegar ao hospital. Este, por sua vez, atende de forma precária os usuários, uma vez que os equipamentos são antigos e necessitam de reparos e, em razão da grande demanda turística que a cidade recebe, os medicamentos são insuficientes.

Os esportes radicais praticados, como mountain bike, cavalgada, off road, trekking, mototrail, canyoning e até paragliding/asa delta, aumentam a responsabilidade na oferta de um atendimento mais adequado aos inúmeros turistas que contribuem para o desenvolvimento de São José do Barreiro.

"O município não conta com equipamento para reanimar paciente em casos de parada cardiorrespiratória, o desfibrilador, importante no socorro aos praticantes de esportes em geral", apontou o deputado.

O deputado, munido de todas as informações necessárias, apresentou ao governador indicações para a doação de uma ambulância e de um aparelho desfibrilador, o aumento do programa dose certa e o recapeamento da Rodovia dos Tropeiros, além de solicitar audiência com Geraldo Alckmin para encaminhar as reivindicações de São José do Barreiro.

psergio@al.sp.gov.br

alesp