Comunidade italiana no Brasil ajudará a escolher novo parlamento


14/03/2008 10:48

Compartilhar:


Em 2008, haverá eleições parlamentares italianas, para as quais italianos residentes no Brasil e descendentes com dupla cidadania poderão votar para eleger seus representantes na Câmara e no Senado da Itália.

Os eleitos participam da escolha do novo primeiro-ministro italiano, cargo vago em decorrência da renúncia de Romano Prodi, em janeiro passado.

As eleições parlamentares italianas acontecem nos dias 13 e 14 de abril. Porém, os eleitores no Brasil votam por correspondência. Os envelopes contendo as cédulas de votação deverão ser remetidos pelo correio de forma a chegar no Consulado Geral da Itália até as 16 horas do dia 10 de abril.

Só no Estado de São Paulo, estima-se em cerca de 90 mil pessoas aptas a votar, 50 mil na Capital e 40 mil no Interior. Nos outros Estados somam-se mais 100 mil pessoas. Os eleitores receberão em suas casas envelopes contendo cédulas eleitorais e material explicativo de como proceder. Os envelopes serão entregues até o próximo dia 26 de março. Os eleitores que não os receberem até essa data deverão ir até o Consulado Geral verificar sua situação eleitoral e se for o caso solicitar uma cópia da cédula.

Nas eleições passadas, Edoardo Pollastri foi eleito o representante da comunidade italiana brasileira no Senado. Agora, ele é novamente candidato a senador. Na semana passada, Pollastri e Fábio Porta, que concorre à uma vaga de deputado, foram recebidos na Assembléia Legislativa de São Paulo pelo deputado estadual , Davi Zaia (PPS), que se comprometeu a ajudar a divulgar a eleição.

Um dos partidos concorrentes, o Partido Democrático, que surgiu da fusão dos Democratas de Esquerda com outros partidos menores, e dava sustentação ao ex-primeiro-ministro Romano Prodi, faz no domingo, 16 de março sua convenção em São Paulo para debater as estratégias de ação para a campanha.

dzaia@al.sp.gov.br

alesp