Conselho Federal Parlamentar faz nomeações


06/06/2005 18:18

Compartilhar:


O Conselho Federal Parlamentar (CONFEP) realizou solenidade nesta segunda-feira, 6/6, na Assembléia Legislativa, para a entrega de títulos de membros honorários, delegados municipais e membros disciplinares.

O Conselho é uma instituição privada que defende os direitos civis, públicos e privados e acompanha as ações praticadas pelos poderes Executivo e Legislativo.

Para receber informações de todo o território nacional, o CONFEP conta com os Comitês Municipais de Disciplina (COMDI), instalados em inúmeros municípios. Esses comitês são iniciados por um convite feito a um vereador em exercício que tem a função de presidir o comitê. Esse vereador recebe o título de delegado municipal. Empresários, profissionais liberais, autoridades ou outros profissionais recebem o título de membros disciplinares e devem auxiliar o delegado.

A reunião iniciou-se com a execução do Hino Nacional. Logo depois, o procurador parlamentar Irineu Ascenção ressaltou a importância do Confep e da participação popular na resolução dos problemas dos cidadãos. "O conselho é uma organização da sociedade civil que têm ações éticas e transparentes, e nossos membros privam por isso em todos os momentos", disse ele.

O deputado Geraldo Lopes (PMDB), solicitante da reunião, não pôde comparecer por causa de compromissos com seu partido, mas enviou um representante, Nehemias Melo, que também ressaltou o papel fundamental do Confep. "Somente o conjunto da sociedade organizada poderá fazer mudanças efetivas", disse ele. "A democracia precisa ser exercida diminuindo a distância entre os mandatários e os destinatários".

Após os discursos, teve início a entrega dos títulos, que homenagearam representantes das cidades de Tremembé, São Sebastião, São Bento do Sapucaí, Pindamonhangaba, Ubatuba, Lorena, Limeira, Cruzeiro, Piquet, Guaratinguetá, Ribeirão Preto, Birigui, Taubaté, Araçatuba, Caraguatatuba, Jacareí, Campos do Jordão e São José dos Campos.

alesp