Opinião - Arborização: vamos consolidar uma nova consciência

Davi Zaia*
23/07/2009 17:41

Compartilhar:


A partir de 21 de setembro deste ano estaremos comemorando a primeira Semana de Arborização Voluntária, que, como o próprio nome diz, tem por objetivo estimular o plantio de árvores nos municípios do Estado de São Paulo.

A Lei 11.375/2009, baseada em um projeto de lei de minha autoria, foi sancionada no dia 3 de julho pelo governador José Serra. É importante que a população incorpore como parte de sua cultura a necessidade de preservar o meio ambiente, sabendo que, na maioria das vezes, isso não depende exclusivamente das autoridades como os prefeitos de nossas cidades, mas de nossa própria iniciativa.

A idéia é a de cada cidadão contribua, de forma voluntária, plantado em sua moradia uma árvore apropriada ao espaço que dispõe. Quando falamos de voluntarismo, também nos referimos a ações coletivas, nos condomínios, com a ocupação das áreas coletivas e privadas e até o alto dos edifícios, como os telhados verdes, que podem ser incorporados pelos empreendimentos imobiliários, como já ocorre em alguns prédios da cidade de São Paulo.

As empresas privadas também devem participar. Hoje, a idéia da preservação do ambiente está incorporada às suas práticas, não apenas por uma questão de diferenciação da concorrência, mas de fato como parte de sua preocupação e de sua responsabilidade para com a sociedade e o consumidor de seus produtos e serviços.

Uma preocupação especial da nova lei está relacionada com a necessidade de formar pessoas comprometidas com a preservação do Planeta e com o bem-estar das gerações futuras. Por isso, é importante a presença das escolas nessas iniciativas, direção e professores comprometidos em incentivar os alunos a participarem da Semana de Arborização Voluntária.

É certo que procedendo assim, o nosso comprometimento com a preservação do ambiente em que vivemos deixará de estar circunscrito apenas às organizações não-governamentais preocupadas com a questão para estar definitivamente incorporado a cada um dos cidadãos.

O fato é que, a partir dos estudos que os cientistas de diferentes partes do mundo estão divulgando, e do alerta que se está fazendo sobre questões como o aquecimento global, a humanidade passou a estar mais atenta com ações potencialmente perigosas ao equilíbrio do planeta. Os governos estão preocupados, buscando acordos de cooperação, estabelecendo metas de redução de emissão de poluentes, está se formando uma nova opinião a respeito.

Vamos, portanto, fazer a nossa parte. Temos a certeza que essa Lei tem todas as condições de se consolidar a cada ano, com um número cada vez maior de pessoas se engajando por força de suas próprias convicções e vontade na tarefa de transformar o mundo em um lugar cada vez melhor para se viver. Por isso, vamos em frente.



*Davi Zaia é deputado estadual e segundo vice-presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp