Câmara Municipal comemora os 87 anos do PCB/PPS


19/03/2009 11:05

Compartilhar:


A Câmara Municipal de São Paulo promoveu, nesta terça-feira, 17/3, uma sessão solene em homenagem aos 87 anos do Partido Popular Socialista (PPS). O ato foi uma iniciativa dos vereadores Cláudio Fonseca e Milton Ferreira, e reuniu parlamentares, dirigentes partidários e filiados.

Além dos organizadores do evento, fizeram parte da mesa de direção dos trabalhos, o deputado estadual e presidente do partido no Estado de São Paulo, Davi Zaia; o presidente da direção municipal, Carlos Fernandes; a responsável nacional pelo trabalho de Relações Internacionais, Dina Lida Kinoshita; o secretário Adjunto de Habitação do Estado, Ulrich Hoffmann; o ex-secretário estadual da Cultura, João Batista de Andrade, e a subprefeita regional da Lapa, Soninha Francine. O Partido Verde (PV) foi representado pelo seu presidente José Luiz de França Penna.

O PPS é originário do Partido Comunista Brasileiro (PCB) que, em 1992, durante seu Congresso, reviu sua linha política para a defesa radical da democracia, em função das mudanças ocorridas no mundo, cujas conseqüências resultaram na queda do Muro de Berlim e no fim da União Soviética (URSS). Uma das resoluções foi a mudança da sigla partidária.

O PCB foi fundado em 19 de março de 1922. O mais longevo partido político do país participou dos principais episódios da história nacional. Combateu o Estado Novo, da Era Vargas, atuou na campanha pela privatização da exploração do petróleo e lutou contra a ditadura militar, instaurada pelo golpe de 1964.





dzaia@al.sp.gov.br

alesp