Câmara homenageia hoje Paulo Gomes Barbosa


04/12/2009 16:26

Compartilhar:


Por iniciativa do vereador Odair Gonzalez, a Câmara de Santos vai homenagear o ex-prefeito e ex-presidente do Legislativo santista, Paulo Gomes Barbosa, com o título de Cidadão Santista. A outorga será hoje, dia 4/12, às 19 horas, na Sala Princesa Isabel (Praça Mauá, s/nº).

Nascido no Vale do Jequitinhonha (MG) em 5 de dezembro de 1937, Paulo Barbosa é casado há mais de 40 anos com Maria Ignez Pereira Barbosa. Desta união nasceram cinco filhos: Rosane, Christine, Adriane, Paulo Eduardo e Paulo Alexandre.

A palavra "trabalho" passou a fazer parte do vocabulário de Paulo Barbosa muito cedo, quando ainda menino ficou órfão de pai. Aos nove anos decidiu trabalhar para ajudar no sustento da família. Foi engraxate, ambulante e lavador de carros. Na G. Lunardelli S/A Exportadora e Comércio de Café, começou como office-boy e ajudante de limpeza, galgando vários postos até assumir o cargo mais importante na empresa.

Teve uma trajetória vencedora como corretor de café. Foi o primeiro brasileiro a vender o produto para o Leste Europeu, principalmente na ex-União Soviética. Graças a sua brilhante carreira profissional, recebeu o convite para ser prefeito nomeado em Santos, em 1979.

No comando da prefeitura entre 1980 e 1984, promoveu grandes realizações, como a urbanização da entrada da cidade, a construção de escolas, creches e postos de saúde, a obra do Mercado de Peixes da Ponta da Praia, e a iluminação e instalação de chuveirinhos na orla. Foi o prefeito que mais construiu moradias, com cerca de 12 mil unidades habitacionais pela Cohab Santista.

Saneou financeiramente a antiga Companhia Santista de Transportes Coletivos (CSTC), tornando-a uma empresa-modelo na área de transporte coletivo. Postura também adotada na autarquia municipal Progresso e Desenvolvimento de Santos (Prodesan), cuja usina de asfalto fornecia matéria-prima para pavimentar ruas de cidades da Baixada e até de rodovias estaduais.

Também implantou políticas que beneficiaram o funcionalismo municipal, como o Estatuto do Servidor Público, criando importantes direitos para a categoria. No seu mandato, Santos conquistou por duas vezes o título de "Cidade mais Desenvolvida do País". Não precisa dizer mais nada.

Depois de se afastar da atividade política para se dedicar à atividade cafeeira, retornou em 1997 como vereador, função que ocupou por três legislaturas consecutivas. Foi presidente da Câmara, sendo o único a exercer os cargos mais importantes dos poderes Executivo e Legislativo de Santos. Em 2008, ano que completou 71 anos de vida, Paulo Barbosa optou em não concorrer à reeleição, mesmo com grandes possibilidades de conquistar uma das vagas.

Em reconhecimento ao seu trabalho incansavel em defesa do desenvolvimento da cidade e da moralidade na política, tem o respeito e a admiração de lideranças das mais variadas correntes ideológicas. Até hoje recebe o carinho de servidores e antigos companheiros quando participa de eventos na Prefeitura e na Câmara.

Atualmente, se dedica à família, colaborando informalmente com a atividade parlamentar do seu filho mais novo, o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que herdou o talento do pai para a política, ao receber mais de 182 mil votos na primeira eleição que disputou.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp