Com liberdade e poesia Marcia Diranuhi exprime sua emoção através de cores fortes e sensuais

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
16/02/2006 17:30

Compartilhar:


Sem concessões ao intimismo instintivo, os casarios de Márcia Diranuhi nascem de um interessante colóquio com a cidade, conservando entretanto uma singular modernidade de corte e de construção, típica de quem faz da pintura profissão e credo. Ao caracterizar sobre a tela o sentido original e livre de sua personalidade, as obras da artista testemunham o seu fascínio pela cor e pela técnica.

Sua linguagem é fruto evidente de uma força interior e de um espírito combativo. São paisagens ricas de cor e de expressão que relembram lugares caros ao nosso quotidiano. Trechos de ruas fixos na memória e depois na tela são reproduzidos com detalhes narrativos. O cromatismo expresso é desenvolvido com diversidade de tons e com uma agradável conclusão do discurso.

Márcia Diranuhi sente profundamente a cor e recria, através de uma ótica subjetiva, um timbre nem sempre correspondente à cromia local, mas indubitavelmente eficaz para transmitir uma visão feita de sensações imediatas.

Liberada de preocupações decorativas e de elementos supérfluos, suas obras possuem luminosidade própria que espelham tranqüilidade e silêncio.

Em "Vila Paraíso", obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a personalidade da artista desponta como uma instintiva e natural disposição para exprimir a emoção através de uma cor forte e sensual que a conduz à absoluta liberdade e poesia.

A Artista

Márcia Diranuhi, pseudônimo artístico de Márcia Diranuhi Manissadjian, nasceu em São Paulo, em 1953. Estudou desenho e publicidade na Escola Panamericana de Arte em 1973. Formou-se em artes plásticas e comunicação visual pela Fundação Armando Álvares Penteado, onde se graduou em 1977.

Artista plástica com domínio e obras realizadas nas mais diversas formas de expressão artística atuou no Carnaval de São Paulo, pela Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (1993 a 2001), na área de criação e produção, bem como na coordenação da comunicação visual dos eventos da cidade de São Paulo. Trabalha nas mais variadas técnicas e se apresenta na fase atual com pinturas acrílicas sobre tela.

Participou de diversas exposições individuais e coletivas, destacando-se entre elas: 4º Salão de Artes Plásticas "Alfredo Mucci", Prefeitura Municipal de Extrema, MG: 33º Salão Bunkyo de Arte Contemporânea de São Paulo; Grupo 6x8 de Pintura, Galeria Estação São Paulo e Ducgui, Hospital Sírio Libanês, SP (2005).

Possui obras em diversas coleções particulares e no Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp