Audiência discutirá destino de mata atlântica remanescente na região metropolitana


21/10/2005 17:22

Compartilhar:


O destino dos últimos fragmentos de mata atlântica na Região Metropolitana de São Paulo será discutido na próxima terça-feira, dia 25/10, às 15 horas, em audiência pública promovida pela Liderança do Partido Verde no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa.

Com o título "O último pedaço verde de São Paulo", o evento vai reunir instituições envolvidas com essa questão, como a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), atual proprietária da área, Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), Dersa, prefeituras, além de entidades de bairro, ONGs, ambientalistas, como Paulo Nogueira Neto, a bióloga da USP Silvana Santos e lideranças do Partido Verde.

O coordenador do evento, deputado Giba Marson, líder do Partido Verde, vai colocar na pauta de discussões a criação de um parque na área de cerca de 1,5 milhão de metros quadrados, onde era a antiga Fazenda Tizo, encravada entre as divisas de cinco municípios da região metropolitana (São Paulo, Taboão da Serra, Osasco, Cotia e Embu).

A área verde situada às margens do Rodoanel havia sido cedida pela CDHU para a Codasp, que pretendia construir no local a Central Integrada de Abastecimento, abrigando inclusive o Ceagesp. Em março de 2002, o Ministério Público entrou com uma ação pedindo a preservação da área de mata atlântica. E, em setembro, a Justiça determinou que o local seja preservado com sua fauna e flora, além de determinar o reflorestamento das áreas que sofreram invasões.

O Movimento Pró-Parque, com o apoio do Partido Verde, quer traçar planos de trabalho conjunto para a preservação da área e conseguir, junto ao governo do Estado, a criação do Parque Estadual da Fazenda Tizo.

O prefeito de Taboão da Serra, Evilásio Cavalcante de Farias, e o secretário de Trânsito e Transportes daquele município, Carlos Andrade, garantiram presença na audiência pública e elogiaram o deputado Giba Marson pelo empenho demonstrado na defesa dos fragmentos de Mata Atlântica em São Paulo.

lispv@Al.sp.gov.br

alesp