Evento em comemoração ao Dia do Meio Ambiente reunirá índios de diversas etnias


02/06/2005 18:00

Compartilhar:


Sob a coordenação do deputado Adriano Diogo (PT), e em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, será realizado na próxima segunda-feira, 6/6, a partir das 9 horas, no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa, o seminário "A Realidade dos Povos Indígenas nas Áreas Urbanas de São Paulo".

"A difícil situação dos povos indígenas nas Américas e os problemas ambientais do continente têm a mesma origem: a colonização européia iniciada no século XIV. Assim como os ecossistemas, que foram castigados e modificados pela ocupação desordenada, estes bravos resistiram a guerras, massacres e extermínios no decorrer dos séculos. Na semana em que o mundo comemora o meio ambiente, estes, que provavelmente se constituem nos povos mais antigos da terra, não podem ser esquecidos", afirmou o deputado Adriano Diogo, que foi secretário do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo em 2003 e 2004.

O seminário vai mostrar e debater a situação dos índios que migraram para as áreas urbanas em busca de acesso à educação, saúde e emprego. Serão também expostos os problemas enfrentados por esta população, que vive em áreas periféricas, como favelas, sem assistência básica de saúde e saneamento.

Segundo o Instituto de Tradições Indígenas (Ideti), uma das principais reivindicações dos índios em São Paulo é quanto ao tamanho e número insuficiente de terras para a comunidade indígena. Isso dificulta a manutenção das tradições, já que é impossível plantar para o sustento das comunidades e reflorestar para ser ambientalmente sustentável. Assim como cultivar as matérias primas utilizadas nos artesanatos, que são a principal fonte de renda desta população.

Estima-se que no Estado de São Paulo vivam cerca de 20 mil índios. Só na Capital vivem quase três mil, das etnias Guarani, Pankararu, Kariri-Xocó, Terena, Guajajara, Pankararé, Fulni-ô, Kaxinawá, Xavante, entre outras. Vale ressaltar que os números podem variar muito, uma vez que os dados da Funai, do IBGE e de ONGs são controversos e os critérios censitários utilizados diferentes. Ao contrário do que sugere o senso comum, muitos desses índios mantém sua identidade étnica e sua cultura, praticando danças e rituais religiosos.

Durante o evento, estão programadas diversas apresentações características da cultura indígena, quer serão presenciadas pelo deputado Adriano Diogo, por

representantes do Ideti e por índios das seguintes etnias: Pankararu, que vivem no Real Parque (zona sul) e Jardim Elba (zona leste; Guarani, das aldeias Tenonde Porã e Krukutu, localizadas em Parelheiros (zona sul), e das aldeias; Tekoa Ypu e Tekoa Ya'u que ficam no Pico do Jaraguá (zona norte; Xavante e Kariri-Xocó de diversas regiões da cidade.



adiogo@al.sp.gov.br

alesp