Assembleia Popular


19/06/2009 15:52

Compartilhar:


Calote Legal



Clóvis de Oliveira, da Associação dos Policiais Civis e Militares e Funcionários Públicos dos Estados Federados do Brasil, expressou sua indignação a respeito da PEC dos precatórios, que institucionaliza um calote de 12 billhões. Ele afirma que na situação inversa, quando o cidadão deve ao Estado, é muito diferente, dizendo conhecer uma pessoa que vendeu um dente de ouro para pagar a dívida com o Estado.



Senado



Referindo-se ao Senado Federal, José Roberto Alves da Silva, do Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública (Coep), reclamou que "recebemos um número exagerado de leis". Ele também afirma que o nepotismo é uma forma de desviar verbas que poderiam ser destinadas à educação.



Reavaliação



Erlon Chaves de Castro, professor de história, trouxe sugestões de medidas que seriam úteis aos alunos. Uma delas é que os cadernos bimestrais usados na rede pública de ensino sejam entregues em tempo para que o professor possa aplicar o conteúdo no prazo correto. Outra sugestão é a reavaliação do conteúdo do material de história da 5ª série para que ele seja mais adequado ao nível de compreensão dos alunos.



Bullying



Anderson Cruz, do Instituto de Educação de São Paulo, voltou a indagar sobra a participação de pais e alunos no processo educacional, que, segundo ele, não existe, citando, como exemplo, a discussão da ocorrência de "bulying" nas escolas públicas.



Mais Bullying



Representando o Núcleo de Apoio a Pais e Alunos (Napa), Cremilda Estella Teixeira voltou a comentar o projeto de lei de autoria do secretário municipal de Educação,Gabriel Chalita, que trata, entre outros assuntos, do "bulying" nas escolas.



Não tira o chapéu



Dizendo falar em nome da associação que congrega os profissionais em imobilização ortopédica, Ricardo Monteiro Souza (Mandella) apresentou rol de políticos, entre eles o governador José Serra, "para quem não tira o chapéu".



Interesse público



O delegado da população de rua e albergues de São Paulo José Gomes Pinheiro quer um espaço onde possa mostrar a amigos sua apresentação na Assembleia Popular. E chamou a atenção de todas as emissoras de televisão para o interesse popular que tem este programa.



Deixa a desejar



Robson César Correia de Mendonça, do Movimento pelos Direitos da População em Situação de Rua em São Paulo, chamou a atenção para Alda Marco Antonio, que acumula os cargos de vice-prefeita do Município de São Paulo e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e que tem um desempenho que deixa a desejar.



Constituição desrespeitada



A delegada de polícia aposentada Maria Lima Matos, do Movimento em Defesa da Vida, citou diversos casos de assaltos e assassinatos em São Paulo e culpou o governo de José Serra por não proporcionar as condições para evitá-los.



Trabalho reconhecido



Marcelo Francisco Vilas, da Deftecnologia " Tecnologia para pessoas com deficiência, enfatizou a necessidade de que haja legislação direcionada a evitar os crimes digitais, cada vez mais frequentes. O orador comemorou o fato de que programas de software e hardware de acessibilidade a pessoas com deficiência estarem sendo, finalmente, produzidos no Brasil.



Mudança na Constituição



Walter Silva Leite, ex-presidente do CREI " Imesp, criticou a aprovação pelo Senado da PEC 12. Silva afirmou que a proposta fere vários artigos da Constituição Federal e prejudica milhares de pessoas que estão na fila para receber precatórios alimentares.



Sem debate



A falta de debate e consulta à população dos projetos que estão em tramitação na Câmara Municipal foi a crítica feita por Mauro Alves da Silva, do Grêmio Social Recreativo Sudeste. Mauro criticou também a possível aprovação do Projeto de Lei 69, do vereador Gabriel Chalita.

alesp