Seminário discute gestão democrática nas escolas


26/03/2007 18:54

Compartilhar:


Coordenado pelo deputado Vicente Cândido (PT), o seminário sobre gestão democrática nas escolas, realizado nesta segunda-feira, 26/3, contou com a participação de representantes de várias entidades ligadas ao ensino público. Entre os temas discutidos figuraram projetos de autoria dos deputados Enio Tatto (PT), que prevê a indicação de diretores de escola pela comunidade, e Vicente Cândido, que, além da escolha de diretores, trata de outros assuntos da gestão das escolas.

Também foi abordada no seminário a questão do concurso público para diretoria de escola, o que incentivaria professores a almejar uma carreira na própria escola.

Segundo Vitor Henrique Paro, professor da Faculdade de Educação da USP, atualmente os diretores estão voltados para uma gestão mais preocupada com custos e finanças. O professor ressaltou a importância de o diretor ser educador por formação.

Alguns participantes contestaram o regime de progressão continuada e a estrutura do Conselho Estadual de Educação, formado por integrantes com cargos de confiança e que estão ligados a escolas particulares.

alesp