CHEGOU A VEZ DOS JOVENS - OPINIÃO

Duarte Nogueira*
22/05/2002 17:15

Compartilhar:


Lançados pelo governo do Estado na semana passada em Ribeirão Preto, os programas "Academia Cidadã", "Clube Cidadão" e "Cidadania Para Todos" são um importante meio para combater a incidência de drogas e entorpecentes na região. Paralelamente a isso, a Secretaria de Justiça também está incentivando os prefeitos a criarem os Conselhos Municipais Antidrogas - os Comads.

O ''Clube Cidadão'' tem como objetivo a parceria com clubes na descoberta de novos talentos e funciona da seguinte forma: os clubes selecionam e treinam os jovens atletas por um ano e a Nossa Caixa oferece uma bolsa-atleta de R$ 120,00 mensais. Nos próximos meses, cerca de 4 mil jovens, cujas famílias ganham menos de cinco salários mínimos, estarão sendo inscritos no Programa em todo o Estado.

O ''Academia Cidadã'' é desenvolvido em parceria com academias de ginástica da região, para a realização de um programa de exercícios físicos de forma recreativa nos conjuntos habitacionais da CDHU. Para isso, o governo do Estado irá construir quadras esportivas em áreas públicas ou nos conjuntos da CDHU. Só na região de Ribeirão Preto serão construídas 73 quadras até o ano que vem.

Já o ''Cidadania Para Todos'' irá democratizar a cidadania, levando até a população mais carente vários serviços oferecidos pela Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania e por outros órgãos do governo do Estado. Em Ribeirão Preto, por exemplo, acontecerá nas dependências do Senac.

Os Comads também reforçam o trabalho de prevenção. Terão como tarefa coordenar, desenvolver e estimular programas e atividades de prevenção e disseminação do tráfico e uso de drogas e entorpecentes, além de cooperar com serviços de encaminhamento e tratamento de dependentes químicos, formular sugestões para ações de fiscalização e repressão, implementar estudos e pesquisas sobre o uso indevido de drogas que determinem dependências física ou psíquica de outros.

Esses são programas novos que irão complementar outros que já estão sendo desenvolvidos há mais tempo, como o Projeto Arquimedes, que atende cerca de 1.200 adolescentes de regiões violentas de São Paulo, que saem das ruas e usam seu tempo livre com atividades culturais. No seu próprio bairro, durante a semana e aos sábados e domingos, num centro comunitário, igreja ou sede de Sociedade Amigos de Bairro, até mesmo no pátio da escola onde estudam, meninos e meninas são orientados por monitores da Secretaria nas áreas de dança, capoeira, teatro, grafite, rap, canto coral, percussão.

Programas como estes mostram a preocupação do governador Geraldo Alckmin com a juventude. Todos nós sabemos que a reciclagem de idéias e a mudança do quadro social passam pela educação dos jovens, assim como temos consciência de que a própria diminuição da criminalidade reside neste tipo de política. E não é só isso. Conjuntamente, programas de geração de empregos, educacionais, rede de proteção social e programas de lazer garantem um futuro melhor para os milhares de jovens nas periferias. É para eles que o governo do Estado vem trabalhando.

*Duarte Nogueira é engenheiro agrônomo, líder do governo na Assembléia Legislativa e vice-presidente estadual do PSDB. Foi secretário de Estado da Habitação no governo Covas (95/96).

alesp