Dia Mundial de Luta em Defesa da Paz e Contra a Guerra


12/02/2003 19:10

Compartilhar:


Da Redação

O deputado Nivaldo Santana (PCdoB) comunicou em plenário, no dia 11/2, a realização de manifestação no MASP, dia 15/2, a partir das 16 horas, para marcar o Dia Mundial de Luta em Defesa da Paz e Contra a Guerra. Os manifestantes seguirão em passeata até a Praça da Paz, no Ibirapuera, onde será realizado um show pela paz.

Segundo o deputado, o ato será realizado na mesmo dia em várias cidades do mundo, conforme resolução do último Fórum Parlamentar Mundial, evento paralelo ao Fórum Social, realizado em Porto Alegre, de 23 a 27 de janeiro de 2003. Nivaldo integrou Comissão de Representação Parlamentar que a Assembléia constituiu para participar do Fórum Social.

Participarão do ato integrantes de sindicatos, organizações não-governamentais, MST, CUT, UNE e partidos políticos, entre outras organizações da sociedade civil.

O Fórum também decidiu o envio de uma comitiva de parlamentares ao Iraque, no período de 3 a 8 de fevereiro, que teve como representantes brasileiros os deputados federais por São Paulo Jamil Murad (PCdoB) e Orlando Fantazini (PT). A comitiva reuniu-se com autoridades iraquianas e com inspetores da ONU, a fim de colher informações para a elaboração de um relatório sobre a situação naquele país.

Apoio parlamentar à paz

O deputado Arnaldo Jardim (PPS), presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, organizou um manifesto em defesa da paz e colheu a assinatura de todos os líderes partidários da Assembléia Legislativa, com exceção do PFL. Segundo a assessoria do deputado, Jardim deverá estar presente na manifestação do próximo sábado.

Em reunião realizada na semana passada no gabinete da Liderança do PSB, foi formado o Comitê Brasileiro de Solidariedade ao Iraque. O Comitê é composto pelo deputado Salvador Khuriyeh (PSB) e por entidades como CGT, UNE, UMES, Confederação das Mulheres Brasileiras e Federação das Associações de Entidades Árabes, entre outras.

O presidente da UMES, Marco Antônio André, e o representante da UNE, Pedro Campos, estão buscando o apoio da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembléia para enviar delegação do Comitê ao Iraque.

alesp