Projeto qualifica profissionais da saúde em Hortolândia


26/02/2010 15:15

Compartilhar:


Os serviços das unidades de saúde de Hortolândia vão aperfeiçoar-se com a qualificação de seus profissionais através do Projeto Viva Mais. Essa é a expectativa da prefeitura, que, através da Secretaria da Saúde, tomou a iniciativa de criar o programa, lançado em 22/2, em cerimônia que contou com a presença da deputada Ana Perugini (PT). "É uma iniciativa louvável. É difícil não se apaixonar por uma proposta inovadora como essa", destacou a parlamentar.

O projeto piloto será executado no PSF Jardim Santa Esmeralda. A proposta baseia-se na mudança do foco: mais que tratar a doença, o que se pretende é proporcionar condições de mudança de hábito nas pessoas, com atividade física, alimentação mais saudável, lazer e cultura de paz, entre outros.

"A sociedade ocidental é especialista na produção da doença. A televisão eliminou o nosso sono. As refeições que fazemos são extravagantes e sem falar no sedentarismo extremo. A família ficou em segundo plano e isso tudo compromete a vida do indivíduo", avaliou o prefeito Ângelo Perugini.

"Hortolândia não é diferente de outras cidades e precisamos repensar os caminhos", afirmou o secretário de Saúde, Lourenço Daniel Zanardi. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Darci Pinheiro, lembrou que "o projeto foi discutido na Conferência de Saúde, aprovado pelo conselho e, com certeza, será aprovado por todos que o conhecerem". Também participou do evento a vice-prefeita Jacyra Aparecida Santos de Souza.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp