Da Tribuna


26/03/2012 19:30 | Da Redação

Compartilhar:


Médicos



Olimpio Gomes (PDT) comentou o salário dos servidores da saúde. O parlamentar exibiu dois holerites de um médico, do ano de 1997 e de 2011. "O salário do médico teve um aumento de cerca de $600 reais. Nesse mesmo período o salário mínimo aumentou de $120 para $620", disse. Segundo o deputado, se a correção salarial dos médicos acompanhasse proporcionalmente a do salário mínimo o valor seria de aproximadamente R$ 6 mil. "Os médicos tiveram uma perda de 59,85% do salário nesse período, temos que tomar uma atitude", finalizou. (DA)





Desgoverno



Carlos Giannazi (PSOL) falou sobre proposta feita pela Secretaria do Meio Ambiente de criação de uma taxa para quem usa carro a gasolina, com o objetivo de investir a arrecadação em ciclofaixas. "A medida da secretaria foi desautorizada pelo governo, após perceber que a população não gostou", disse. O parlamentar comentou, também, a resolução da Secretaria da Educação que extinguirá a recuperação paralela nas escolas estaduais. "Para mim, o que está acontecendo é um desgoverno". (DA)





Garupa



Jooji Hato (PMDB) analisou a situação dos motociclistas em São Paulo e comentou a instalação de 25 novos radares pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). "Hoje foram instalados os seis primeiros aparelhos do lote. São radares do tipo pistola, que servem para fiscalizar as motos", disse. Segundo o parlamentar, são três mortes de motociclistas por dia, e a garupa contribui para o aumento desse número. "Acredito que as motos poderiam ser colocadas para circular nas faixas dos ônibus, assim se evitariam muitos acidentes", completou. (DA)





Briga de torcidas



Fernando Capez (PSDB) lamentou o conflito entre torcedores rivais de Corinthians e Palmeiras, na manhã do domingo, 25/3, que causou a morte de um jovem torcedor. O deputado afirmou que devem ser tomadas providências para banir os responsáveis pelas brigas nos estádios. O parlamentar analisou, também, a relação entre torcidas organizadas e segurança nos estádios de futebol. "Durante oito anos a entrada de torcidas organizadas foi proibida nos estádios. As torcidas estão se organizando pelas redes sociais e devem ser investigadas e processadas pelo crime de formação de quadrilha ou bando", disse. (DA)



Briga de torcidas 2



"As pessoas são mortas na rua pelo simples fato de estarem vestindo a camisa de um time", disse Olimpio Gomes (PDT) ao comentar matéria do jornal Agora sobre o conflito entre torcedores do Corinthians e do Palmeiras dia 25/3. Segundo o parlamentar, as brigas são marcadas pelas redes sociais e "são encontros para matar e para morrer". O parlamentar afirmou que nenhum dos torcedores levados para a delegacia foi preso. "Agora não foi ninguém que matou, mas tem uma mãe chorando ao lado do caixão que dentro traz filho baleado na cabeça". (DA)





Servidores do Judiciário



Carlos Giannazi (PSOL) anunciou a realização de audiência pública com servidores do judiciário para apurar denúncia, feita pelas entidades representativas dos trabalhadores, de que o Tribunal de Justiça não paga os funcionários como deveria. Giannazi criticou o valor do vale-refeição dos funcionários e declarou que todo trabalhador tem direito a um vale decente e não de R$ 4,00, como acontece. Acusou o ex-presidente do TJ, que faleceu recentemente, Viana Santos, de conceder a si mesmo indenização milionária em razão de férias atrasadas. (DV)



Saúde e esporte



Jooji Hato (PMDB) sugeriu a criação de um projeto de lei para melhorar a área da saúde. Para o deputado é necessário pagar bem aos médicos e fixá-los nas regiões para que a população local tenha um atendimento decente com frequência. Também lamentou a briga, que acabou em morte, entre torcedores no último domingo no jogo Palmeiras e Corinthians, e defendeu o desarmamento e a extinção das armas ilegais no país. Hato acredita que o esporte é muito importante para combater a violência, quando os torcedores não se envolvem com armas de fogo. (DV)

alesp