Holambra discute abuso dos pedágios paulistas


27/03/2012 11:30 | Da assessoria da deputada Ana Perugini

Compartilhar:


A cidade de Holambra, na Região Metropolitana de Campinas, participou, na última semana, de uma mobilização em protesto contra tarifas de pedágios das estradas paulistas. Na sexta-feira, 23/3, a deputada Ana Perugini (PT) esteve na Câmara Municipal para tratar sobre o assunto com vereadores e lideranças da cidade.

Os abusos do sistema de concessão e das tarifas têm sido denunciados pela parlamentar. Um abaixo-assinado, organizado pelo mandato da parlamentar, em conjunto com a sociedade, reuniu, somente em Holambra, 500 assinaturas.

Durante o encontro, Ana Perugini apresentou a atual forma de concessão das rodovias paulistas e a nova proposta do governo do Estado, que pretende substituir as cabines de pedágios por pórticos.

Para a deputada, a nova proposta não foca a tarifa que se paga por quilômetro rodado, mas poderá contribuir com o motorista à medida que ele passará a pagar por um trecho menor. "Hoje nós pagamos a tarifa pelo trecho disponível. O correto é pagarmos pelo trecho percorrido. Assim, a proposta do governo pode funcionar dependendo da quantidade de pórticos à disposição", analisou.

Outra questão abordada no encontro foi a falta de transparência na arrecadação das concessionárias paulistas. Um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa, de autoria da parlamentar, propõe o envio dos balanços para avaliação dos deputados e, obrigatoriamente, disponibilização das contas em endereço eletrônico, via internet. Também tramita na Assembleia o projeto de lei que isenta de pagamento de pedágio os motoristas que moram na cidade onde se localiza a praça. (mlf)



aperugini@al.sp.gov.br

alesp