Projeto institui índice de acessibilidade


17/04/2012 16:44 | Da assessoria do deputado Celso Giglio

Compartilhar:


O deputado estadual Celso Giglio (PSDB) apresentou o Projeto de Lei 239/12 que propõe a implantação no Estado de São Paulo de um sistema de classificação e premiação às cidades que investirem em melhores condições de locomoção às pessoas portadoras de deficiência física. A iniciativa vai beneficiar cerca de cinco milhões de pessoas, 11% da população do Estado.

O Índice Paulista de Acessibilidade das Pessoas Portadoras de Deficiência ou com Mobilidade Reduzida nos Municípios Ipam) e funcionará nos moldes de um campeonato, com prêmios para os municípios que mais investirem e um sistema de "subida" e "descida" das cidades, como ocorre nos campeonatos esportivos.

O Ipam estabelece critérios para que as cidades pautem suas ações. São seis itens, expressos no artigo 3º, e que dizem respeito à adequação das ruas e avenidas, parques e demais espaços públicos. "Queremos que as cidades sejam locais corretos em todos os seus domínios, para que as pessoas portadoras de deficiência possam transitar com segurança, tendo acesso ao lazer, à educação, ao trabalho", disse Celso Giglio.



cgiglio@al.sp.gov.br

alesp