Pichação racista vira caso de polícia na Unesp


25/04/2012 17:29 | Da assessoria do deputado Gilmaci Santos

Compartilhar:


Recentemente uma frase escrita em um mural da Unesp de Araraquara provocou furor na opinião pública. A frase "Sem cotas para os animais da África" deixou os alunos africanos apreensivos e motivou a abertura de uma sindicância interna na universidade.

Alunos e professores do Grupo de Estudos da Cultura Africana também registraram um boletim de ocorrência por racismo. Para o deputado Gilmaci Santos, líder do PRB na Assembleia, o caso deve ser investigado minunciosamente. O parlamentar também faz parte da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais.

"A pichação pode ser um fato isolado, mas ainda assim é absurdo esse tipo de preconceito ocorrer dentro de um local de estudos, caracterizado pela multiplicidade de pensamentos e que recebe pessoas de origens diversas", comenta o deputado.

Dentre os seis países africanos com estudantes que fazem intercâmbio no campus, a Guiné-Bissau é o que tem o maior número " 12 dos 26 alunos do continente.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp