Audiência pública discute reabertura do Cine Belas Artes


02/05/2012 11:45 | Da assessoria do deputado Ary Fossen

Compartilhar:

Fossen (2º à esq.) compôs mesa de debates<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg113956.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Assembleia Legislativa, presidida por Simão Pedro (PT) e tendo como vice-presidente o deputado Ary Fossen (PSDB) deliberou na quarta-feira, 25/4, pauta com nove itens. Os pareceres dados ao Projeto de Lei 441/2007 e dois processos foram aprovados. Um deles é o processo 2.209/2012, do Movimento pelo tradicional Cine Belas artes, para a preservação do cinema localizado na rua da Consolação, Jardins.

Após a discussão da pauta foi realizada audiência pública para debater a desapropriação do Belas Artes, fechado em março de 2011, mesmo com o empenho de diversas segmentos da cidade. Os representantes do movimento exibiram um documentário sobre o fim das atividades, além das apresentações do historiador Afonso Lúnior Lima e dos jornalistas Beto Gonçalves e Moura Reis.

A presidente do Condephaat, Fernanda Bandeira de Mello também participou da audiência e disse que o conselho entende que o alcance do tombamento não resulta na manutenção da programação do Belas Artes. Por isso, optou-se pela abertura do processo de registro de memória, o que significa reconhecer o valor de patrimônio imaterial do cinema como local de cultura.

Após a exposição, os deputados iniciaram os questionamentos. Fossen destacou a importância cultural do cinema no contexto da história paulistana com dose de saudosismo. (jr)

afossen@al.sp.gov.br

alesp