Comissão ouvirá construtora sobre trabalho escravo


07/05/2012 12:07 | Da assessoria do deputado Carlos Bezerra Jr.

Compartilhar:


Na próxima terça-feira, 8/5, às 14h, Comissão de Direitos Humanos ouvirá Newton Simões, presidente da empresa Racional Engenharia para esclarecimentos sobre a denúncia de que onze pessoas, entre pedreiros e serventes, foram encontradas trabalhando em condições de escravidão na obra de ampliação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de responsabilidade da construtora.

O requerimento enviado ao responsável pela empresa foi protocolado pelo deputado Carlos Bezerra Jr., líder do PSDB, vice-presidente da comissão e autor de pedido para criar CPI do Trabalho Escravo no Estado. A solicitação foi aprovada em 24/4. Além de Simões, também Clemilton Oliveira, empreiteiro que foi empregado da Racional por 32 dias e constituiu pessoa jurídica para prestar serviços à construtora, poderá ser chamado para dar explicações.

"Queremos saber que tipo de desmando permitiu essa exploração, qual o fluxo percorrido pelas vítimas até que fossem submetidas à condição degradante de que foram libertadas, quais medidas estão sendo tomadas para impedir que essa violência siga ocorrendo e como a construtora fará para mitigar o dano causado a cada um dos trabalhadores e suas famílias", afirmou Carlos Bezerra. A reunião da Comissão de Direitos Humanos será realizada no Plenário Tiradentes, no 1º andar da Assembleia e será aberta ao público. (jr)

carlosbezerrajr@al.sp.gov.br

alesp