Da Tribuna


07/05/2012 20:09 | Da redação

Compartilhar:


Pesca



Sebastião Santos (PRB) afirmou que o Estado de São Paulo está atrasado na questão da pesca. O deputado comentou ofício da Associação Esperança de Pescadores Profissionais e Artesanais do Pontal do Paranapanema sobre a concessão de uso de uma área no município de Rosana onde funcionava uma usina hidrelétrica. "A associação infelizmente não poderá produzir peixes ali, pois a usina emitiu poluentes impossibilitando essa prática", disse. O deputado falou também sobre resolução conjunta, de 16/4/2012, que constitui Grupos de Trabalho Intersecretariais com a finalidade de efetuar a revisão da legislação estadual referente à pesca e aquicultura. (DA)



Delegacia de crimes de trânsito



"Foram pessoas que representaram o país na luta pela paz", disse Olimpio Gomes (PDT) ao comentar a sessão solene realizada em 7/5, com a finalidade de homenagear os heróis da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial. O deputado falou a respeito da notícia de que a Delegacia de Crimes de Trânsito, que recentemente passou do Detran para o Departamento de Investigações e Registros Diversos, será extinta pela Polícia Civil de São Paulo nos próximos dias. "Uma atitude dessas pode piorar o sistema de apuração de crimes de trânsito", disse. (DA)



CPIs cosméticas



"Nossa luta contra a corrupção é permanente", disse Carlos Giannazi (PSOL). O deputado comentou a CPI mista que investiga as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com gestores públicos e privados. O parlamentar afirmou estar decepcionado com os encaminhamentos da CPI até agora: "Parece que há um processo de blindagem. Existem manobras para que nada seja apurado para valer", afirmou. O deputado defendeu que seja instalada na Casa a CPI para investigar a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). "Chega de CPIs cosméticas, que não investigam nada", reivindicou. (DA)



Emendas



Alex Manente (PPS) afirmou que encaminhou emendas para a prefeitura de São Bernardo desde 2009 (época em que exercia o cargo de vereador) e todas foram recusadas ou aguardam posição da prefeitura. "É importante que a população tome conhecimento sobre atividades que são, do meu ponto de vista, partidárias", disse. Uma das emendas garante um recurso de R$ 500 mil para a pavimentação de ruas do Parque Imigrantes. "Escutamos do prefeito que não havíamos enviado recursos para a comunidade, o que não é verdade", finalizou. (DA)



Delegacia de crimes de trânsito 2



Jooji Hato (PMDB) lembrou o projeto de lei sancionado pelo governador que amplifica a prevenção do uso de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes no Estado de São Paulo. "O álcool é a porta de entrada para as drogas. O governador se preocupa com os adolescentes", disse. O parlamentar manifestou ainda sua preocupação em relação ao fim da delegacia especial de crimes de trânsito. "Veja quantos cadeirantes não tem no Hospital das Clínicas, todos resultado de acidentes de trânsito. O controle é importante porque a bebida é nefasta. Não podemos acabar com essa delegacia", disse. (IR)



Ubatuba



Luiz Claudio Marcolino (PT) informou que esteve em Ubatuba, na semana passada, onde está sendo construída uma ponte sobre o rio Maranduba. Segundo o parlamentar, a proposta da obra não leva em consideração as necessidades da população, pois impede a circulação de barcos e deixa os caiçaras dependentes da pesca à deriva. "Os moradores precisam de uma ponte que permita a passagem dos barcos para que seja movimentada a pesca na região. O dinheiro utilizado nessa construção será jogado fora", comentou. O parlamentar cobrou a manutenção da Sabesp no saneamento básico da região de Ubatuba. (IR)



Atendimento aos servidores



Carlos Giannazi (PSOL) protocolou no Ministério Público representação para que seja aberto inquérito civil contra o governo do Estado. "Está havendo verdadeiro apagão no atendimento aos servidores", afirmou. Segundo Giannazi, mais de 4 mil processos de professores estão paralisados. "Os professores que já contam com tempo de aposentadoria têm seus processos enterrados", disse. O parlamentar disse querer outras representações contra SPPrev, GRU e diretorias de ensino, que, segundo ele, não funcionam. (IR)



Mortes de motociclistas



Jooji Hato (PMDB) informou sobre notícia que diz que o número de mortes de motociclistas no Estado aumentou 7% desde 2010. "É por isso que coloco em destaque a moto sem garupa. Infelizmente meu projeto foi vetado, ele salvaria muitas vidas", comentou. Para o parlamentar, muitas pessoas morrem nas garupas das motos. (IR)

alesp